Brasil, 15 de Novembro de 2019

Shoppings têm aumento de 7,2% nas vendas do 3º trimestre

Resultado é o mais positivo para o período desde 2013. No acumulado anual, setor registra alta de 8%

De acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers - Abrasce (ICVS-Abrasce), as vendas do setor cresceram 7,2% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2018. No acumulado anual, o setor tem variação positiva de 8%.

Entre os fatores que contribuíram para o avanço considerável do setor estão a expansão do volume de crédito e a redução da inflação - que colaborou para aumentar o poder de compra das famílias -, além do crescimento da confiança do consumidor e da melhoria, mesmo que pequena, de oferta no mercado de trabalho. "Além disso, as datas comemorativas também impulsionaram as vendas no 3º trimestre. No Dia dos Pais, registramos aumento de 5,1%; e de 16,8% na Semana do Brasil, evento inédito que movimentou o varejo brasileiro", afirma Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

O ticket médio entre os meses de julho e setembro reforça que os consumidores estão confiantes e gastando mais nos shoppings. A média do valor desembolsado nos empreendimentos foi de R$ 96,34, superando a média dos 1º e 2º trimestres deste ano, sendo 4% maior em comparação com o mesmo período do ano passado (R$ 92,97, no terceiro trimestre de 2018).

O destaque do período foi julho, com crescimento de 10,5% nas vendas. "As férias escolares e o lançamento de filmes infantis, com sucesso de bilheteria, foram determinantes para alavancar os números do mês, que apresentou a segunda maior alta do ano. Fevereiro continua com o melhor resultado de 2019, quando as vendas tiveram elevação de 11,7%", reforça o presidente da Abrasce.

O setor segue otimista, mesmo diante de um crescimento econômico ainda muito discreto, investindo em melhores ofertas e novas formas de consumo. "Os shoppings estão atentos às tendências mundiais para sempre inovar e atender às necessidades de seus clientes, em todos os canais, seja on ou offline", ressalta Humai.

EXPECTATIVAS

A expectativa da Abrasce é que o setor continue crescendo até o final do ano e, por isso, a entidade mantém a projeção de 7% de crescimento em 2019. Em outubro, por exemplo, os shoppings tiveram ótimo desempenho de vendas no Dia das Crianças, com alta de 9,9% em relação a 2018, superando uma das datas mais importantes do varejo, o Dia das Mães (9,4%).

"A Black Friday e o Natal são épocas que movimentam muito o comércio de forma geral e acreditamos que os saques do FGTS contribuirão com os resultados. Além disso, outros fatores, como a aprovação da Reforma da Previdência, a Lei da Liberdade Econômica e os movimentos a favor de uma reforma administrativa têm um efeito positivo sobre o ambiente de negócios, impactando as expectativas, tanto do empresário como do consumidor", finaliza Glauco Humai.

Sobre Abrasce

Fundada em 1976, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) tem como objetivo atuar para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de shoppings no país. O know-how superior a quarenta anos de atuação credencia a Abrasce como referência no setor varejista brasileiro. Os seus mais de quatrocentos associados contam com um amplo portfólio de benefícios oferecidos pela entidade que incluem: assessoria jurídica, eventos, seminários, congressos, cursos de capacitação e pesquisas. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) está sediada na cidade de São Paulo, sendo presidida pelo gestor empresarial Glauco Humai e conta com o suporte de um conceituado e experiente Conselho Diretor formado pelos principais empresários do setor. Mais informações estão disponíveis em http://www.abrasce.com.br.

Notícias ::

Mais Itens ::