Brasil, 15 de Novembro de 2019

alt.bank reinventa o papel dos bancos ao trocar a cobrança de taxas por geração de receita para os clientes

Fundada em São Paulo, com investidores globais, a fintech desenvolveu uma plataforma financeira com conta digital que possibilita aos membros criarem suas próprias redes de clientes, gerando renda extra e empoderando as comunidades locais.

O aplicativo financeiro alt.bank, disponível na Google Play Store, é o primeiro do mundo a reinventar modelo de cobrança de tarifas e oferecer comissões para os membros. Fundada pelo norte-americano Brad Liebmann, criador da primeira fintech da Europa, a empresa quer transformar a maneira como as pessoas fazem transações bancárias e inseri-las no sistema financeiro global: em vez de pagar taxas abusivas aos grandes bancos, a plataforma permite que essas movimentações se convertam em comissões que circulam na própria comunidade.

Segundo levantamento do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o brasileiro pode pagar até R$ 1000 por ano em taxas bancárias. O alt.bank, por ser totalmente digital, com baixo custo operacional, pode cobrar radicalmente menos por seus serviços e ainda compartilhar a receita com membros da plataforma.

A máxima do alt.bank é ser um catalisador de inclusão social, que transforma o sistema financeiro e empodera pessoas e comunidades. "A maneira que encontramos de colocar isso em prática foi compartilhando nossas tarifas de serviço por meio de comissões, gerando renda extra para os nossos membros. É o verdadeiro ganha-ganha, que tantas empresas pregam, mas poucas de fato fazem”, diz Brad Liebmann, CEO do alt.bank.

A principal maneira de acumular comissões é por meio das indicações: quando um membro convida amigos e estes abrem conta no alt.bank, a pessoa que indicou passa a receber 10% das receitas geradas a partir de transações e parte das tarifas que o indicado pagar enquanto tiver conta na plataforma.

Ao longo do tempo, as comissões podem se tornar uma fonte de renda extra para quem utiliza a conta. Por exemplo, um membro que tiver 500 pessoas indicadas, gastando em média R$ 500 por mês no cartão de débito, ganhará até R$ 900 por mês em comissões.

O alt.bank oferece ainda uma conta digital completa e gratuita, que permite transferências para outros bancos sem tarifas, recarga, pagamentos de boletos, transferência por QR code, e também emite cartões de débito com a tecnologia NFC (pagamento por aproximação) e com saques no Banco 24 Horas. Além disso, o alt.bank funciona como uma “poupança vitaminada”, já que o dinheiro depositado na conta recebe automaticamente uma remuneração de 100% da taxa CDI, um rendimento melhor que o da caderneta de poupança.

O modelo de negócios inovador já alça o alt.bank ao patamar de aplicativo com a curva de crescimento mais acelerada do mercado. Recém disponibilizado para o público, a expectativa é ter 100 mil membros em apenas alguns meses e atingir a marca de um milhão de membros ao longo de 2020. O Nubank, referência no setor, levou quase três anos para ter um milhão de usuários.

SOBRE O ALT.BANK

O alt.bank é uma iniciativa da DigiCash Technology Venture, criada por Brad Liebmann, fundador da Simply Business, a primeira fintech e maior corretora online de seguros empresariais da Europa. A operação no Brasil iniciou em outubro de 2018, teve a versão beta do aplicativo lançada em agosto de 2019 e pretende atingir a marca de um milhão de membros ao longo de 2020.

A empresa é parceira do Banco Central do Brasil por meio do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), cujo objetivo é desenvolver plataformas de tecnologia que incluam um número cada vez maior de pessoas no sistema financeiro global. Para mais informações, acesse www.altbank.com.br

MINI BIOGRAFIA DOS EXECUTIVOS

Brad Liebmann – Chief Executive Officer: Fundador da Simply Business, com operação na Europa e nos Estados Unidos, vendida para a norte-americana Travelers Corp em 2017 por US$ 500 milhões. Brad foi anteriormente Vice-Presidente Sênior de Fusões e Aquisições de Tecnologia do Lehman Brothers.

Fábio Silva – Brazil Country Manager: Um dos "15 Principais Influenciadores em Fintech" do Brasil, nomeado pelo portal europeu Invyo Insights, fundador de duas fintechs brasileiras pioneiras em seus mercados, colaborador dos movimentos regulatórios de “equity crowdfunding” e pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil.

Marcelo Negrini – Chief Technology Officer: Executivo de tecnologia com passagens por empresas como Microsoft, IBM, eBay, PayPal e Buscapé, colaborador do movimento regulatório de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil.

Fontes:
Apesar da concorrência digital, bancos sobem tarifas acima da inflação.
Tarifas de banco chegam a custar até R$ 1 mil por ano para clientes.

Notícias ::

Mais Itens ::