Brasil, 14 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Selic baixa estimula mercado de ações, IPO e expansão do crédito

Especialista diz que os principais efeitos da queda dos juros são a migração para investimentos de risco, crescimento do mercado de ações e expansão do crédito

“Com a queda da Selic e à medida que esta se aproxima do índice da inflação, caderneta de poupança e renda fixa tornam-se muito desinteressantes, pois passam a apresentar rendimento real próximo de zero”, alerta o especialista Thiago Montemezzo, sócio da Messem, eleita este ano o melhor escritório de investimentos do Brasil pela XP. Por isso, os investidores devem procurar os chamados investimentos de risco, que, na verdade, poucas ameaças apresentam quando realizados com critério e conhecimento.

Alternativa atrativa é o mercado de ações. Como exemplo, Thiago cita o Banco do Brasil, que deverá pagar dividendos de 6% em 2019, já acima da Selic. “Juros mais baixos implicam mudanças na cultura dos investidores, que estavam acostumados a receber taxas elevadas de rendimento da renda fixa no País”, pondera o especialista, citando casos de pessoas que tinham renda de 18% ao ano com o CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Para investir com segurança no mercado mobiliário, Thiago observa ser necessário ter conhecimento e estudar os cenários. “Porém, se pessoa não entende de ações, deve procurar alguém capacitado para ajudá-la, um assessor de investimentos, que analisará seu perfil, mostrará as alternativas de ações e a ajudará a montar uma carteira rentável”. Além disso, há outras maneiras de se investir na bolsa sem ter de escolher ações de uma ou mais empresas. Pode-se investir no Ibovespa, por exemplo. Esta é uma forma de comprar toda a cesta de ações da casa, por meio de apenas um papel.

Expansão do crédito

“Com a redução das taxas de juros, também deveremos ver mais pessoas e empresas contratando crédito. Para isso, esperamos que as taxas reais realmente sejam reduzidas, o que já se observa nos empréstimos às empresas e no mercado imobiliário”, salienta Thiago.

Ele ressalva, porém, que as pessoas físicas precisam ter cuidado para que o empréstimo não se torne uma bola de neve. “Com a devida cautela, pode-se utilizar o crédito para uma despesa maior. O importante é que, ao receber o salário, se separe a parte destinada à quitação e, se possível, algum valor também para investir/poupar”.

Potencial de crescimento do mercado mobiliário

“Observamos que o mercado de ações vem subindo nos últimos três anos. Porém, se analisarmos a bolsa tendo o dólar como valor básico, veremos que ela ainda está bem descolada do topo histórico”, analisa o sócio da Messem. Para ele, “há muito potencial de crescimento, inclusive pelo fato de os investidores estrangeiros ainda não terem entrado. Nossa estimativa é de um movimento crescente”.

Está ocorrendo nos últimos meses um movimento mais forte de IPO (Oferta Pública Inicial), tendência que deverá manter-se. “As empresas estão abrindo o capital para captar recursos, o que deve acentuar-se num cenário de juros mais baixos”, ressalta Thiago, concluindo: “Tivemos a aprovação da reforma da previdência, o que pode fazer com que os investidores passem a enxergar o Brasil com melhores olhos. A agenda prevista, que inclui as reformas administrativa e tributária, também deverá favorecer o crescimento do mercado”.

Sobre a Messem Investimentos

Criada em 2007, em Caxias do Sul (RS), a empresa é, hoje, o maior escritório de investimentos do Brasil, com 15 mil clientes e quase sete bilhões de reais sob sua administração. É o único premiado por três vezes, pela própria XP Investimentos, reiterando o título de melhor escritório de investimentos do país. Detentora do selo Great Place to Work, a Messem conta com mais de 120 assessores, atendendo nas unidades Messem de Caxias do Sul, São Paulo, Porto Alegre e Brasília.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS