Brasil, 15 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Endividamento, Saia do Vermelho, Capital de Giro

*Por Deniane Bezerra

Endividamento

Para que uma empresa mantenha suas atividades e se posicione competitivamente no mercado, muitas vezes recorre a empréstimos e financiamentos, contraindo dívidas. Isso não é, necessariamente, algo negativo, desde que a empresa mantenha sob controle os pagamentos e os juros que incidem sobre o capital emprestado.

Portanto, é necessária uma adequada gestão financeira para que o montante de dívidas contraídas seja o menor possível e também para que a empresa tenha a capacidade de honrar com os seus pagamentos.

Nesse artigo vamos falar sobre como uma empresa se endivida e como a correta administração das finanças pode evitar o endividamento ou tirar a empresa de situações de sufoco financeiro.

Por Que Uma Empresa Se Endivida?

Uma empresa pode se endividar por diversos motivos, que podem ser resumidos em:

1. Falta de Planejamento do negócio: As vendas de uma empresa podem não ter o sucesso almejado, fazendo com que as contas empresariais entrem em desequilíbrio. A empresa precisa fazer uma avaliação do mercado e projeção das vendas do seu produto ou serviço de acordo com o cenário econômico. Isso evita que a empresa faça investimentos desnecessário, por exemplo: excesso de estoque, contratação de pessoas, aquisição de máquinas e equipamentos e, no fim, não obter o lucro esperado.

2. Falta de Planejamento Financeiro: Manter registros e análises constantes dos custos, despesas, contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa, entre outras atividades de gestão financeira, garantem que a empresa mantenha controle dos seus gastos e potencial de lucratividade.

Quando a empresa perde o controle de suas contas, seja por falta de planejamento do negócio ou falta de planejamento financeiro, para manter as suas atividades e continuar honrando com os seus pagamentos, recorre à empréstimos, causando o endividamento, para compor o seu Capital de Giro.

Necessidade De Capital De Giro

Necessidade de Capital de giro refere-se ao valor mínimo que uma empresa precisa ter no caixa para manter as suas atividades. Esse valor é o que garante a compra de matéria-prima, estoque para revenda, contratação de serviços, pagamento de salários, pagamento de taxas e impostos e demais custos e despesas necessários para o funcionamento do negócio.

Através de cálculos realizados por administradores financeiros é possível saber se a necessidade de capital de giro de sua empresa está adequada e não é necessário recorrer a capital de terceiros para manter as atividades da empresa. Isso é, se o valor disponível no caixa é suficiente para cumprir com as obrigações da empresa e manter o negócio funcionando.

Quando a análise indica que a empresa não dispõe de capital próprio para manter a realização de suas atividades, precisa recorrer a capital de terceiros: empréstimos e financiamentos.

Contrair dívidas através de empréstimos e financiamentos, implica no pagamento de taxas e juros. Portanto, é necessária uma correta gestão financeira para prever as condições de honrar com os pagamentos e o quanto o pagamento de juros irá impactar no negócio.

Endividamento Bom

O endividamento bom é aquele que a empresa contrai com prazos e taxas adequados, permitindo que a empresa faça os pagamentos sem comprometer o negócio e que não dependa de refinanciamento para quitar a dívida.

Uma empresa pode contrair dívidas para investir no crescimento do negócio, por exemplo: adquirindo máquinas mais modernas, investindo em marketing, contratando funcionários especialistas, entre outros custos estratégicos que farão a empresa colher resultados positivos a médio e longo prazo.

Ou seja, nem sempre uma empresa endividada significa algo negativo. O sinal de alerta começa a piscar quando o negócio não atinge o lucro esperado com os investimentos e quando a empresa precisa contrair novas dívidas para quitar as antigas ou manter o funcionamento do negócio.

Endividamento Ruim: O Que Fazer Para Que Sua Empresa Saia Do Vermelho?

Quando uma empresa está endividada negativamente, precisa traças estratégias e planos de ações para sair dessa situação e voltar a ter sucesso nos negócios.

Muitas vezes, o empreendedor, que precisa ter foco no negócio principal da sua empresa, não tem o conhecimento necessário para administrar as finanças empresariais de forma a evitar contrair dívidas, bem como fazer a correta gestão das dívidas contraídas. Por isso, faz sentido que a Terceirização Financeira, que dispõe de softwares e profissionais capacitados e especializados para uma administração financeira eficiente, seja uma importante solução lidar com o endividamento ruim e fazer com que a empresa saia do vermelho.

Fluxo De Caixa Como Ferramenta Para Manter O Endividamento Sob Controle

O fluxo de caixa faz uma projeção dos valores que estarão disponíveis no caixa em determinado período. Utilizar essa ferramenta faz com que a empresa saiba se terá dinheiro no caixa suficientes para cobrir gastos e despesas ou se será necessário pegar empréstimo para cumprir com as obrigações empresariais.

Outra função do fluxo de caixa para manter o endividamentosob controle é saber se na data prevista para o pagamento de empréstimos já contraídos haverá saldo suficiente para quitar as parcelas e os juros.

Reduza Custos E Despesas

Reduzir custos e despesas podem ser necessários para diminuir o endividamentode uma empresa, desde que essas ações não prejudiquem o desempenho do negócio.

Devem ser realizadas análise dos estoques, necessidade de contratação de funcionários, prazos concedidos a clientes, entre outros custos e despesas. Em outras palavras, é necessário voltar às causas do endividamento e verificar em que momento a empresa gastou mais do que deveria para manter o negócio.

O Que Fazer Para Evitar O Endividamento?

Evitar o endividamentoconsiste em realizar o planejamento do negócio e planejamento financeiro, para que os valores que entram e os valores que saem do caixa da empresa fiquem em equilíbrio.

Mantendo o controle das contas da empresa é possível evitar que se contraia dívidas para compor o capital de giro.

Mesmo quando a causa do endividamento seja investimentos em melhorias para o negócio, é necessário saber se o investimento realizado é capaz de gerar mais receita, ao ponto de quitar as dívidas contraídas e aumentar a lucratividade da empresa.

Sobre Deniane Bezerra

Deniane Bezerra é CEO e fundadora da Vibratto, empresa referência na terceirização financeira para startups e PMEs de todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS