Brasil, 15 de Setembro de 2019

Fintechs lideram novamente o ranking das startups mais desejadas para se trabalhar, segundo LinkedIn

Banco digital Nubank ficou pelo segundo ano consecutivo em primeiro lugar, seguido pelo concorrente C6 Bank. A empresa de reformas Loft completa o pódio das LinkedIn Top Startups 2019

As fintechs, empresas que oferecem inovações na área de serviços financeiros, lideraram novamente o ranking das startups mais desejadas pelo brasileiro para se trabalhar. A lista LinkedIn Top Startups 2019 é elaborada pelo LinkedIn, maior rede social profissional do mundo. Composta por 25 nomes, o primeiro lugar é ocupado, pelo segundo ano consecutivo, pelo banco digital Nubank, seguido pelo recém-lançado C6 Bank. A empresa de vendas de imóveis e reformas Loft completa as três primeiras posições.

A lista está em seu segundo ano no Brasil. O ranking avalia as startups com base em quatro pilares na rede social: crescimento do número de funcionários, engajamento, interesse em empregos e atração de talentos. Para ser elegível, a empresa deve ainda ser independente, pertencer à iniciativa privada, ter 50 funcionários ou mais, ter no máximo sete anos de idade e ter sede no país em cuja lista aparece. Não fazem parte da lista empresas de recrutamento, think tanks, organizações sem fins lucrativos, aceleradoras e entidades governamentais.

Além das duas primeiras posições, as fintechs aparecem em mais sete lugares, com o também banco digital Neon (4º lugar); a Creditas, de empréstimo online (10º); a Warren Brasil, de investimentos (11º); a startup KOIN, que permite parcelamentos no boleto (15º); a Zoop (20º), de meios de pagamento; a Contabilizei, companhia de contabilidade online; e a Atlas Quantum, plataforma de negociação de bitcoins.

Além do Nubank, outras startups como Contabilizei, QuintoAndar, CargoX, Creditas, Loggi, Sky.One Solutions e MaxMilhas apareceram novamente na lista de 2019. Já em relação às novatas, um segmento não presente anteriormente chama a atenção: o alimentício, com a Dengo Chocolates e a Desinchá, em 16º e 17º lugares, respectivamente. O setor de imóveis, representado já ano passado com o QuintoAndar, ganhou força com a EmCasa, uma imobiliária com sistema de tour 3D, junto da Loft, que ocupou o pódio neste ano.

“A lista deste ano traz uma diversificação nos segmentos, o que mostra que as startups vivem um bom momento no Brasil e estão conseguindo atrair os melhores talentos”, comenta Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para a América Latina. “Temos desde empresas do setor financeiro até mesmo mobilidade urbana, investimentos e alimentício. Cada vez mais vemos que a disrupção não é exclusividade da tecnologia da informação ou internet. É a prova de que setores considerados ‘tradicionais’ podem ser revolucionados”, completa.

Confira abaixo a lista das 25 LinkedIn Top Startups:

Nubank
Vita IT
Atlas Quantum

Metodologia

Pensando nos quatro pilares da metodologia (crescimento do número de funcionários, engajamento, interesse em empregos e atração de talentos), há algumas considerações a serem feitas.

O crescimento do número de funcionários é medido pelo crescimento percentual dos colaboradores ao longo de um ano, que deve ser de no mínimo 15%.

Já o engajamento está relacionado com número de visualizações e de seguidores da página da empresa no LinkedIn por não-funcionários, bem como a quantidade de não-funcionários que estão visualizando profissionais daquela startup.

O interesse em empregos considera a taxa de pessoas que estão visualizando vagas naquela startup e se candidatando a elas, tanto para posições remuneradas quanto não-remuneradas.

Por fim, a atração dos melhores talentos mede quantos colaboradores recrutados pela startup são oriundos das empresas que compõem a lista "LinkedIn Top Companies 2019", como porcentagem da força de trabalho total da startup.

O período de seleção corresponde a julho de 2018 a junho de 2019. Não houve alteração na metodologia do ano passado.

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 645 milhões de usuários, sendo deles 39 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.

Junte-se à maior rede profissional do mundo hoje: www.linkedin.com

Facebook: https://www.facebook.com/linkedinbrasil

Twitter: https://twitter.com/linkedinbrasil