Brasil, 17 de Setembro de 2019

Petrobras anunciou emissão de R$3bi em debêntures: o que é isso?

Com opções de títulos a partir de R$1.000, Easynvest explica que a rentabilidade pode ser mais atrativa do que renda fixa comum, apesar de não ter cobertura do FGC

A Petrobras anunciou recentemente que seu conselho de administração aprovou a emissão de debêntures no montante de R$3 bilhões para financiar exploração e produção de campos de petróleo e gás, além de fortalecer o caixa da estatal. Com o alvoroço de mercado, uma grande questão surge: o que são debêntures?

Debêntures são títulos de crédito privado de renda fixa de médio e longo prazo, emitidos por empresas de sociedades anônimas (S.A.). De modo simples, o investidor empresta dinheiro para uma empresa não financeira e recebe o valor de volta com taxa de juros, que pode ser prefixada, pós-fixada ou indexada a um índice, como o IPC ou IGP-M (inflação). “As debêntures são uma opção para as empresas que buscam por verba para financiar projetos, aumentar capital ou pagar dívidas”, explica Fabio Macedo, diretor comercial da Easynvest, maior corretora independente do Brasil, lembrando que a abertura desses papeis para pessoa física é recente no mercado e os investidores ainda estão se familiarizando com o ativo.

Risco

Para quem tem interesse em investir no ativo, é preciso ficar atento no seu perfil de investidor. O produto exige um pouco mais de atenção, pois é considerado para moderados e experientes e não tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). No momento de escolher o papel, é importante analisar o risco de crédito do ativo e, para isso, ficar de olho no rating: quanto maior, menor o risco de crédito. Essa nota é atribuída por agências de classificação de risco, como a famosa Standard&Poor’s, variando de A à D a partir da avaliação da chance do emissor saldar, ou não, suas dívidas. “Como não há garantia do FGC, o rating é uma forma de entender o risco de crédito atrelado ao papel e se o investidor está disposto a assumi-lo. Quanto mais próximo da nota A, menor o risco”, explica Macedo.

Aporte inicial e prazos

O valor de aporte inicial gira em torno de R$1.000, com papéis que pagam o rendimento periodicamente ou ao final do prazo, a depender da estrutura da operação. “É importante ficar atento aos prazos de pagamento dos juros para que não atrapalhe o planejamento financeiro”, aponta. “É um mercado onde, no passado, não havia muita liquidez, e hoje existe a opção de negociação no mercado secundário, permitindo que os investidores comprem ou vendam títulos já emitidos pelas empresas anteriormente em uma oferta pública ou privada”, reitera o executivo.

Imposto de Renda e IOF

A definição da incidência de imposto dependerá se a debênture é simples ou incentivada. Quando é incentivada – ou seja, se as empresas estão captando recursos para financiar projetos de infraestrutura no Brasil –, não é descontado Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Sob as debêntures simples, há incidência dos dois impostos, sendo que o IR segue a tabela regressiva (quanto maior for o tempo da aplicação, menor o desconto), assim como acontece na maioria dos títulos de renda fixa. “Por mais que as debêntures incentivadas não tenham desconto de impostos, nem sempre são a melhor escolha para o investidor. Isso dependerá das taxas e liquidez e, para tomar a melhor decisão, o investidor precisa comparar com calma”, recomenda.

Com a perspectiva positiva do aquecimento da economia brasileira nos próximos meses, os investidores devem encontrar mais debêntures no mercado em breve. “O otimismo já começa a ganhar tração e as empresas buscarão crédito no mercado para se preparem para a retomada”, explica Macedo. E complementa: “Em tempos de taxa Selic caindo, se destacam produtos de renda fixa menos convencionais, como as debêntures, que podem apresentar rentabilidades mais atrativas”.

Sobre a Easynvest

Fundada em 1968, a Easynvest atualmente é a maior corretora independente do Brasil, com mais de R$ 120 milhões em receita, R$ 19 bilhões de ativos sob custódia e mais de 1 milhão de contas abertas. A corretora foi uma das primeiras a oferecer acesso online à bolsa no Brasil, em 1999, e a primeira a oferecer acesso por aplicativo mobile ao mercado de renda fixa, em 2016. Empresa que mais cresce no segmento, a Easynvest está à frente do desenvolvimento de tecnologia e inovações em serviços financeiros no País. Na plataforma 100% digital da Easynvest investidores individuais podem conhecer e analisar uma vasta gama de investimentos, incluindo títulos públicos, privados e fundos de investimento, além de comprar e vender ações, opções e futuros. A corretora também disponibiliza conteúdos de educação financeira em diversos canais digitais. Para mais informações, visite: easynvest.com.br

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS