Brasil, 17 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Taxa Selic tem a menor porcentagem da história

Taxa Selic tem a menor porcentagem da história

Com os juros a 6%, é necessário empenho de investidores para melhorar o retorno financeiro. A boa notícia é que existem opções para a renda variável crescer

A decisão do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central – em reduzir a Selic para 6% ao ano, traz a menor porcentagem histórica da taxa básica de juros (a maior foi 45%, em 1999). É ela quem influencia não só os juros de investimentos, mas também as taxas praticadas pelos bancos nas operações de crédito.

Para entender melhor este cenário, o professor e educador financeiro, Carlos Afonso, explica que a redução da taxa diminui os juros de empréstimos e financiamentos, fazendo a roda da economia girar mais rápida. “Embora a baixa da Selic seja interessante para a captação de recursos, quando olhamos sob o prisma dos investimentos, a remuneração acaba sendo menor”, aponta ele, que também é autor do livro ‘Organize suas finanças e saia do vermelho’.

A redução da taxa Selic encolherá ainda mais o ganho da maioria das aplicações de renda fixa e reforçará escolhas de maior risco, seja na bolsa, no mercado imobiliário ou aplicações de renda fixa. “Existem diversas aplicações financeiras que contam com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito - que remuneram além da taxa de juros do mercado financeiro, ou seja, vão além da taxa do CDI”, destaca o Professor Carlos. “Também estão disponíveis boas aplicações voltadas às pessoas físicas, isentas de imposto de renda sobre os rendimentos, tais como as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário). Em ambos os casos, essas aplicações são garantidas pelo FGC em até R$ 250 mil por CPF”.

O Professor Carlos Afonso ainda afirma que é necessário baratear investimentos conservadores o máximo possível, buscando fundos com menores taxas de administração. “Hoje, mais do que nunca, é preciso procurar outras opções, além daquelas que os bancos tradicionais oferecem. As fintechs têm mostrado força e credibilidade, por isso, vale a pena pesquisar corretoras e sociedades de investimentos para encontrar produtos bem interessantes”, recomenda.

Sem desculpas para não investir

Como rentabilizar investimentos em um período de Selic baixa?

- Reduza os custos - Evite altas taxas de administração em fundos de renda fixa e DI. Altas taxas de administração acabam por corroer a rentabilidade do produto. No Tesouro Direto não pague para a corretora. Atualmente, existe uma lista de instituições que não cobram pelo investimento em títulos. Vale a pesquisa.

- Fuja do imposto - Investimentos isentos de Imposto de Renda, como LCIs tendem a despertar o maior interesse de investidores. Por isso, é oportuno ficar o maior tempo possível em investimentos de renda fixa para pagar menos imposto.

- Prolongue o investimento - Quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, maior o retorno. Além disso, títulos com vencimentos maiores costumam oferecer taxas melhores, dada a incerteza de qual será o valor da Selic no futuro, bem como o cenário econômico.

Sobre o Livro Organize suas finanças e saia do vermelho

De leitura fácil e rápida compreensão, o livro ‘Organize suas finanças e saia do vermelho’ foi lançado em agosto de 2017, pelo especialista em finanças, Professor Carlos Afonso, que é administrador, contabilista e sócio-diretor do Grupo MCR.

O autor traz conceitos fundamentais para uma boa educação financeira, a fim de evitar que as pessoas adquiram o endividamento financeiro ou, se a dívida já existe, desenvolve dicas de como sair dela. A obra ensina, também, o leitor a pensar no futuro e, de maneira confortável, fazer o seu “pé de meia”.

‘Organize suas finanças e saia do vermelho’ traz uma luz sobre esse importante assunto que afeta a vida de qualquer pessoa, desde o nascimento até o último suspiro. Relacionar-se bem com o dinheiro garante sustentabilidade financeira e uma vida melhor, livre de privações. (http://www.livrosaiadovermelho.com.br/)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS