Brasil, 22 de Setembro de 2019

Indústria Paulista fecha 3,5 mil postos de trabalho em julho, aponta Fiesp

• Escrito ou enviado por  Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Saldo no acumulado do ano está negativo em 1 mil vagas

A indústria paulista contabilizou saldo negativo nos postos de trabalho em julho. Foram fechadas 3,5 mil vagas na comparação com junho, na série sem ajuste sazonal. No acumulado do ano, o saldo também se mostra negativo (-1 mil vagas). Feito o ajuste, houve recuo de 0,26% no mês. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16/08) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

"Esta redução já era esperada para o mês de julho conforme havia sido sinalizado pela pesquisa Sensor. O avanço na agenda das reformas pode dar fôlego ao crescimento da economia, gerando emprego no setor industrial", diz José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.

Desempenho por setores

Entre os setores acompanhados pela pesquisa, 41% apresentaram variações negativas, com 9 demitindo, 8 contratando e 5 permanecendo estáveis.

Os principais destaques negativos ficaram por conta de veículos automotores, reboques e carroceria (-2.163), couro e calçados (-966) e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-565).

No campo positivo ficaram, principalmente, confecção de artigos do vestuário e acessórios (499); produtos farmoquímicos e farmacêuticos (349) e celulose, papel e produtos de papel (305).

A pesquisa apura também a situação de emprego para as grandes regiões do estado de São Paulo e em 37 Diretorias Regionais do Ciesp. Por grande região, a variação em julho recuou na Grande São Paulo (inclusive ABCD) (-0,23%), no ABCD (-0,67%) e no Interior (-0,09%).

Entre as 37 diretorias regionais, 51% apresentaram resultados negativos.

Nas 13 que apontaram altas, destaque por conta de Botucatu (1,05%), com geração de 350 vagas, influenciada por confecção e artigos do vestuário (5,05%), e veículos automotores e autopeças (0,55%); e por Ribeirão Preto (0,60%), com a criação de 400 postos de trabalho, por máquinas e equipamentos (4,51%) e produtos alimentícios (0,35%).

Já das 19 negativas, destaque para São Bernardo do Campo (-1,54%), com o fechamento de 1.050 vagas, por veículos automotores e autopeças (-1,91%) e produtos de borracha e plástico (-10,61%), e Osasco (-1,09%), com o encerramento de 700 vagas, influenciado pelos setores de produtos de borracha e plástico (-1,6%) e confecções e artigos do vestuário (-5,15%).

Para conferir os dados regionais, acesse: www.ciesp.com.br/pesquisas/niveldeemprego/

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS