Brasil, 25 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Taxas de juros voltam a cair em julho

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em julho de 2019, de acordo com a Pesquisa de Juros da ANEFAC. Para o diretor executivo de estudos e pesquisas responsável, Miguel José Ribeiro de Oliveira, esse resultado pode ser atribuído a expectativa existente para a redução da Taxa Básica de Juros (SELIC) o que acabou se concretizando em julho.

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA
TAXA DE JUROS PARA PESSOA JURÍDICA
ALTERAÇÕES NOS PRAZOS MÉDIOS DE FINANCIAMENTO
TAXAS DE JUROS MARÇO 2013 X JULHO 2019
Informações e Recomendações ao Consumidor
EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA JURÍDICA
EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA FÍSICA

Oliveira entende que esse cenário de reduções deve se repetir nos próximos meses. “Um grande ponto é a expectativa de novas reduções da Selic e a melhora do cenário econômico que reduz o menor risco de crédito. Mas é importante estar atento a questão do dólar, a guerra comercial entre EUA X China, o Brexit que podem elevar as taxas nos próximos meses”.

Pessoa Física

Todas as linhas de crédito pesquisada tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,04 ponto percentual no mês (0,98 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,60% no mês (0,83% em doze meses) passando a mesma de 6,71% ao mês (118,00% ao ano) em junho/2019 para 6,67% ao mês (117,02% ao ano) em julho/2019 sendo esta a maior taxa de juros desde fevereiro/2015.

Pessoa Jurídica

Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,52 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,88% no mês (1,06% em doze meses) passando a mesma de 3,39% ao mês (49,19% ao ano) em junho/2019 para 3,36% ao mês (48,67% ao ano) em julho/2019, sendo esta a menor taxa de juros desde maio/2014.

Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações e reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março/2013, tivemos neste período (março/2013 a julho/2019) uma redução da Selic de 1,25 ponto percentual (redução de 17,24%) de 7,25% ao ano em março/2013 para 6,00% ao ano em julho/2019.

Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 29,05 pontos percentuais (elevação de 33,02%) de 87,97% ao ano em março/2013 para 117,02% ao ano em julho/2019.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 5,09 pontos percentuais (elevação de 11,68%) de 43,58% ao ano em março/2013 para 48,67% ao ano em julho/2019.

Criada há mais de 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) – entidade de classe sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de transparência nas demonstrações financeiras tanto nas empresas privadas como nas públicas. A ANEFAC promove palestras, fóruns, reuniões técnicas, conferências, treinamentos e networking entre executivos, além de produzir publicações e pesquisas. Acompanhando as mudanças que impactam as empresas brasileiras e a sociedade em geral, a ANEFAC mantém diversas diretorias que realizam estudos, análises e divulgam informações. Promove a atualização dos executivos e fomenta o debate de temas importantes para o desenvolvimento das empresas e do País. A ANEFAC tem sede em São Paulo e atua nacionalmente com regionais estabelecidas em: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Salvador. Desde novembro de 1968, a entidade contribui para o desempenho sustentável e influência dos executivos, em busca de mais transparência, justiça e responsabilidade. E, tal como na história, cada momento serviu de degrau para a evolução da entidade, que hoje é uma das mais influentes do País. www.anefac.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS