Brasil, 26 de Agosto de 2019

Pagamentos no Futuro: O Que Podemos Esperar?

*Por Ralf Germer

Cada vez mais o avanço da tecnologia vem alterando os meios de pagamento e o mercado como um todo. Pagamentos instantâneos, com baixo custo e feitos por meio de dispositivos móveis são a grande tendência para os próximos anos. Se a internet das coisas (IoT) já é uma realidade indiscutível – com geladeiras, televisores e acessórios como relógios e pulseiras inteligentes realizando compras e transações financeiras com facilidade – acredito que no futuro o que ocorrerá é a adoção massiva destes itens, portanto, é preciso que os comerciantes e os consumidores estejam preparados para receberem estas mudanças.

Eu poderia falar da popularização das moedas digitais e de como a tecnologia Blockchain tem o potencial de revolucionar todo o sistema financeiro mundial. Igualmente, poderia contar sobre como as transações sem o uso de dinheiro vivo e aquelas que não envolvem instituições bancárias só aumentam mundo afora, devido a popularização dos mobile payments. No entanto, acredito que a grande aposta do segmento para o futuro no Brasil são os pagamentos por aproximação.

Apesar de já fazerem parte do nosso dia a dia, os meios de pagamento por aproximação têm tudo para aprimorar a forma como consumimos e fazemos compras. De acordo com dados da VisaNet, de setembro de 2017, na Europa cerca de 40% das operações são realizadas por meio de tecnologias "sem contato". A Austrália se destaca com 90% dos pagamentos feitos com cartões e gadgets habilitados ao pagamento à distância.

No Brasil ainda há um longo caminho a ser percorrido. Porém, a expectativa é de que o cenário mude rapidamente nos próximos anos. Por exemplo, existe atualmente um projeto em fase de teste no Rio de Janeiro que permite que os usuários de transporte público paguem a sua passagem com a aproximação do próprio cartão de crédito, atendendo uma forte demanda da sociedade por facilidade, simplicidade e rapidez.

Apesar disso, a indústria ainda tem muito a evoluir. Se eu pudesse dar um conselho, diria para os estabelecimentos comerciais e as operadoras varejistas se conscientizarem sobre os reais benefícios da adoção dos serviços de pagamentos por aproximação. Aos usuários, recomendaria conhecer bem as vantagens dessa modalidade de pagamento.

Também cabe destacar outra grande tendência no Brasil: a inclusão da população desbancarizada. Atualmente, existem diversas iniciativas na indústria de pagamentos que focam em viabilizar a participação das pessoas sem conta bancária em diferentes tipos de transações, inclusive online.

Na PagBrasil, a inclusão foi um dos nossos focos nos últimos anos. Assim, surgiram os nossos exclusivos Boleto Flash, único boleto com confirmação em menos de 1h e layout responsivo, e o PEC Flash, método de pagamento em dinheiro para o e-commerce. Para o futuro, seguimos com a missão de oferecer a melhor experiência em pagamentos e facilitar a vida dos consumidores online, independentemente de serem participantes ou não do sistema bancário tradicional. Para isso, estamos sempre atentos às tendências do setor e buscamos soluções inovadoras em parceria com as instituições bancárias, através dos feedbacks de nossos clientes e seus consumidores e "dores" do mercado.

*Ralf Germer é co-CEO e co-fundador da PagBrasil, fintech brasileira líder no processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo.

Sobre a PagBrasil

Fintech brasileira, criadora do pioneiro Boleto Flash e líder no processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo. Todos os principais métodos de pagamento online brasileiros, como o boleto bancário, cartão de crédito nacional com opção de parcelamento e pagamentos recorrentes, cartão de débito doméstico e transferência online bancária, são suportados pela PagBrasil. Como uma plataforma de pagamentos brasileira, oferece o processamento de pagamentos para empresas de e-commerce locais, bem como para negócios internacionais vendendo ao Brasil.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS