Brasil, 6 de Dezembro de 2019

Indústria Paulista fecha 13 mil postos de trabalho em junho, aponta Fiesp

No semestre, o saldo de vagas ficou positivo em 2,5 mil vagas

A indústria paulista fechou 13 mil postos de trabalho em junho (-0,61%), mas contabilizou saldo positivo no semestre, com a abertura de 2,5 mil vagas (0,11%), na série sem ajuste sazonal. Feito o ajuste, houve recuo de 0,28% no mês. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17/07) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

"A geração de emprego foi fraca no 1º semestre, ficando abaixo das nossas expectativas. Esse resultado sinaliza que a indústria paulista deve ter fechamento líquido de vagas no ano de 2019", diz José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.

Apesar de haver expectativa de um saldo negativo na geração de vagas para a indústria paulista este ano, Roriz destaca que a atividade econômica deve ganhar ritmo com o andamento das reformas e a diluição das incertezas.

Desempenho por setores

Entre os setores acompanhados pela pesquisa, 77% apresentaram variações negativas, com 4 contratando, 17 demitindo e 1 permanecendo estável.

Os principais destaques negativos ficaram por conta do segmento de veículos automotores, reboque e carroceria (-2.260), produtos alimentícios (-2.074) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1.305).

No campo positivo ficaram, principalmente, produtos diversos (318); bebidas (199) e celulose, papel e produtos de papel (156).

A pesquisa apura também a situação de emprego para as grandes regiões do estado de São Paulo e em 37 Diretorias Regionais do Ciesp. Por grande região, a variação em junho recuou na Grande São Paulo (inclusive ABCD) (-0,52%), no ABCD (-0,82%) e no Interior (-0,62%).

Entre as 37 diretorias regionais, 76% apresentaram resultados negativos.

Nas 6 que apontaram altas, destaque por conta de Matão (1,28%), com geração de 150 vagas, influenciada por produtos alimentícios (3,83%) e por Diadema (0,67%), com a criação de 250 postos de trabalho, por produtos de borracha e plásticos (0,87%) e produtos químicos (1,72%).

Já das 28 negativas, destaque para São Paulo (-0,59%), com o fechamento de 2.050 vagas, por confecções e artigos do vestuário (-1,67%) e máquinas e materiais elétricos (-3,31%) e São Caetano do Sul (-2,97%) com o encerramento de 350 vagas, influenciado pelos setores de móveis (-9,69%) e produtos alimentícios (-5,72%).

Para conferir os dados regionais, acesse: www.ciesp.com.br/pesquisas/niveldeemprego/

Notícias ::

Mais Itens ::