Brasil, 22 de Agosto de 2019

PINs para cartões bancários: entrega sob demanda via mensagens de texto seguras

Por Marcelo Ramos

De acordo com a empresa americana de computação em nuvem Salesforce*, quase metade da geração Y deseja receber alertas de SMS de seus bancos. De 285 consumidores consultados, 43% se inscreveram para receber alertas de SMS de seus bancos.

De fato, a verificação de saldos de conta pessoal tem sido considerada a chave para a satisfação do cliente com os bancos e serviços financeiros voltados aos consumidores, como o PayPal. Agora, bem mais evoluída, a implementação de comunicação se tornou uma forma de o setor financeiro explorar o potencial que o SMS A2P traz para empresas no mundo todo.

Ao cuidar ou rever suas finanças pessoais, o cliente está totalmente focado nas informações fornecidas pelo celular. Esse foco se dá porque se trata de dados totalmente relevantes e protegidos. Sendo assim, o desafio é combinar integração, segurança e agilidade.

Segurança em nuvem e a comodidade do usuário

Recentemente, as plataformas de SMS corporativo passaram a dedicar tempo e recursos para elaborar soluções em SMS A2P que ultrapassem esses desafios.

Os novos recursos dos sistemas de SMS foram ampliados de forma significativa e passaram a fornecer dados confidenciais de autenticação, como PINs de cartões bancários, mediante solicitação do cliente, em tempo real.

Entrega de PIN em tempo real de acordo com a preferência do usuário

A estimativa é a perda de 2% dos gastos anuais esperados para cada cartão recém-emitido. De fato, de acordo com pesquisa interna, o custo médio entre a impressão padrão e o serviço de correio varia entre 40% e 60% por PIN emitido.

Com um provedor especializado, um processo tão antigo pode ser facilmente substituído pela entrega móvel do PIN. Dessa forma, a senha pode ser rapidamente enviada para os titulares dos cartões, assim que estes receberem o novo cartão, aprimorando a experiência do cliente.

Novas camadas de segurança para o envio de PINs

Todas as mensagens enviadas por meio da nossa plataforma SMS são entregues diretamente para uma operadora de confiança, por meio de um canal de comunicação compatível com Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS). Essa certificação de segurança para transações é uma exigência dos setores bancário e financeiro. Tal processo certificado de entrega de PIN funciona sem intermediários, garantindo segurança reforçada de ponta a ponta, por meio de criptografia de 2.048 bits RSA (chaves públicas e privadas são usadas para garantir a segurança durante a troca de informações).

Como usar tecnologias que foquem a proteção do cliente

A constante adaptação dos sistemas de detecção de fraude por transações de cartão de crédito, em função de um número crescente de novas ameaças, é regra para todos os players da indústria financeira.

Em um mundo no qual a mobilidade ocupa duas das três principais formas com as quais a geração Y deseja receber alertas dos bancos e onde 27% são completamente dependentes de um aplicativo móvel de banco, é fundamental que os bancos acompanhem o ritmo e atendam às necessidades de seus usuários.

* Marcelo Ramos, regional manager (South Latam) da Infobip.

Sobre a Infobip

A lnfobip opera uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. Nossos escritórios em seis continentes e nossas parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, promovemos uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Por estarmos presentes mundialmente, somos um provedor de confiança para milhares de clientes ao redor do globo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 300 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS