Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Apoio financeiro é a maior dificuldade do microempreendedor, mostra levantamento

Apoio financeiro é a maior dificuldade do microempreendedor, mostra levantamento

Enquete foi aplicada durante o 6º Todos Podem Empreender, maior encontro nacional de microempreendedores que aconteceu em São Paulo

Entre as dificuldades enfrentadas pelo microempreendedor brasileiro, o apoio financeiro é a maior de todas. Essa foi uma das conclusões de enquete conduzida no 6º Todos Podem Empreender, maior encontro nacional de microempreendedores, promovido pela Aliança Empreendedora, que reuniu 270 empreendedores, no dia 2 de julho em São Paulo, na Unibes Cultural.

Além da dificuldade com suporte financeiro, relatada por 43% dos 73 respondentes da pesquisa, outros desafios foram apontados: divulgação do negócio (27%), conhecimento técnico (14%), burocracia (13%) e conflito com as pessoas (3%).

“O que vemos é que mesmo existindo políticas de microcrédito, muitas vezes o microempreendedor tem dificuldade no acesso às informações, em entender qual o caminho ele deve percorrer para ter esse suporte”, explica a organizadora do evento e co-fundadora da Aliança Empreendedora, Helena Casanovas.

As micro e pequenas empresas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados do Sebrae. “Apoiar o setor, além de ajudar no crescimento individual de cada empreendedor, é investir na economia do país como um todo", destaca.

A 6ª edição do Todos Podem Empreender, patrocinado pelo Bid Lab e Instituto Lojas Renner, teve como tema Diversidade e Colaboração. O evento apresentou ao público o painel Ideias Inspiradoras, com sete empreendedores de todo o país que tiveram trajetórias de destaque.

Suzana Portal, de Curitiba (PR), por exemplo, contou como a própria deficiência visual lhe deu uma ideia de negócio após ser rejeitada em entrevistas de emprego. “Já que as empresas não conhecem a pessoa com deficiência, eu decidi levar conhecimento até elas. A Portal, empresa que presta consultoria de acessibilidade e serviços de audiodescrição, uniu a minha necessidade por trabalho com a minha luta em prol da acessibilidade”, disse.

A estilista e transexual Andréa Brazil também foi destaque no painel e contou como superou as estatísticas que condenam mais de 90% das pessoas trans a trabalharem como profissionais do sexo. “Eu trabalhei como cabeleireira, maquiadora, com corte e costura. Hoje, além do meu trabalho com a moda, eu auxilio outros transexuais a seguirem a carreira que quiserem por meio do projeto Capacitrans”, explicou.

Outros empreendedores que palestraram no evento foram: Bia Santos (RJ), idealizadora da startup Barkus; Alexandre Limeira (PB), artesão, artista popular e agricólogo; Alícia Vargas (SP), boliviana e costureira; Lia Bonfim Cabral (BA), ex-auxiliar de enfermagem e coordenadora da panificadora comunitária 7E; e Marcele Porto (RJ), empreendedora premiada pelo Beers Five Hostel, além de mentora e professora de empreendedorismo.

Além das palestras, os participantes tiveram atividades práticas em oficinas conduzidas por empreendedores e parceiros como Facebook, Mercado Pago e Assaí Atacadista. Foram abordados temas tais como formas de melhorar o desempenho nas mídias sociais, como aumentar as vendas, como fazer promoções e formas de receber pagamento pela internet.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS