Brasil, 24 de Agosto de 2019

Taxas de juros têm comportamentos diferentes em junho

Nas operações de crédito para PF as taxas de juros foram elevadas e nas operações para PJ as foram reduzidas no mês

A Pesquisa de juros ANEFAC é realizada pelo diretor de estudos e pesquisas da ANEFAC, Miguel José Ribeiro de Oliveira.

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA
TAXA DE JUROS PARA PESSOA JURÍDICA
ALTERAÇÕES NOS PRAZOS MÉDIOS DE FINANCIAMENTO
TAXAS DE JUROS MARÇO 2013 X JUNHO 2019
Informações e Recomendações ao Consumidor
EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA JURÍDICA
EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA FÍSICA

Pessoa Física

Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma teve suas taxas de juros reduzidas no mês (CDC- bancos financiamento de veículos) e as demais tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (juros do comércio, cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal bancos e empréstimo pessoal financeiras).

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,04 ponto percentual no mês (0,98 ponto percentual no ano) correspondente a uma elevação de 0,60% no mês (0,84% em doze meses) passando a mesma de 6,67% ao mês (117,02% ao ano) em maio de 2019 para 6,71% ao mês (118,00% ao ano) em junho de 2019 sendo está a maior taxa de juros desde março de 2019.

Pessoa Jurídica

Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,04 ponto percentual no mês (0,70 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 1,17% no mês (1,40% em doze meses) passando a mesma de 3,43% ao mês (49,89% ao ano) em maio de 2019 para 3,39% ao mês (49,19% ao ano) em junho de 2019, sendo está a menor taxa de juros desde maio de 2014.

Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações e reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março de 2013, tivemos neste período (março de 2013 a junho de 2019) uma redução da Selic de 0,75 ponto percentual (redução de 10,34%) de 7,25% ao ano em março de 2013 para 6,50% ao ano em maio de 2019.

Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 30,03 pontos percentuais (elevação de 34,14%) de 87,97% ao ano em março de 2013 para 118,00% ao ano em junho de 2019.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 5,61 pontos percentuais (elevação de 12,87%) de 43,58% ao ano em março de 2013 para 49,19% ao ano em junho de 2019.

Sobre a ANEFAC

Criada há mais de 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) entidade de classe sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de transparência nas demonstrações financeiras tanto nas empresas privadas como nas públicas. A ANEFAC promove palestras, fóruns, reuniões técnicas, conferências, treinamentos e networking entre executivos, além de produzir publicações e pesquisas. Acompanhando as mudanças que impactam as empresas brasileiras e a sociedade em geral, a ANEFAC mantém diversas diretorias que realizam estudos, análises e divulgam informações. Promove a atualização dos executivos e fomenta o debate de temas importantes para o desenvolvimento das empresas e do País. A ANEFAC tem sede em São Paulo e atua nacionalmente com regionais estabelecidas em: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Salvador. Desde novembro de 1968, a entidade contribui para o desempenho sustentável e influência dos executivos, em busca de mais transparência, justiça e responsabilidade. E, tal como na história, cada momento serviu de degrau para a evolução da entidade, que hoje é uma das mais influentes do País. www.anefac.org.br

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS