Brasil, 13 de Dezembro de 2019

Crescimento de fintechs já impactam o sistema bancário brasileiro

Tecnologia e inovação tem conquistado os usuários, que buscam praticidade

Fintechs que atuam no mercado brasileiro crescem em ritmo acelerado e já tem mudado o sistema bancário nacional. Nesse tipo de empresa, totalmente digital e que atua na modalidade SCD (Sociedade de Crédito Direto) do Banco Central, é possível realizar operações bancárias típicas, como de empréstimo, financiamento e etc, por meio exclusivo de plataforma eletrônica.

Com isso, a forma de realizar transações financeiras têm mudado no país. Na era digital, a necessidade de se ter uma conta em bancos tradicionais, com agências físicas, por exemplo, já não é mais necessidade de muitos, especialmente da geração millenial, que nasceu inserida no ambiente digital.

Para se ter uma ideia, segundo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil é um dos países com o maior número de fintechs: eram 380 até o fim de 2018.

"A principal diferença é que elas usam recursos financeiros que tenham como única origem capital próprio da empresa. E a motivação de regulamentar as fintechs de crédito é fomentar a inovação no âmbito do sistema financeiro, aumentar a competição e concorrência. A entrada de novas instituições com as tecnologias que estão preenchendo gaps no mercado também vão ajudar a reduzir o custo do crédito e o spread bancário", afirma Carlos Eduardo Benitez, CEO da BMP Money Plus.

O carioca Mário Pimentel assina embaixo. Ele é um dos entusiastas desse tipo de tecnologia bancária. Há cerca de um ano ele abandonou a sua conta corrente tradicional e optou por utilizar apenas as digitais. Desde então, notou que os valores praticados são, segundo ele, muito mais acessíveis e, principalmente, menos burocráticos.

"Para mim, não houve diferença, porque eu já raramente ia na agência do meu antigo banco. Tenho todos os serviços que já tinha antes, mas de forma mais eficiente, tanto na hora de mexer no aplicativo mesmo até quando peço um empréstimo. É tudo mais prático, mais rápido e muito mais barato. As taxas são menores, em geral. Tem que pesquisar, é claro, mas normalmente vale mais a pena", comenta.

Busca por serviços mais inovadores e baratos

Com a crise econômica no país, a busca por serviços mais baratos e melhores só tende a crescer. Uma das empresas que aposta nesse segmento é a BMP Money Plus, que teve recentemente aprovada a sua entrada no modelo de Sociedade de Crédito Direto. A expectativa da companhia para os próximos 12 meses é atingir 500 mil clientes atendidos em todo o território nacional, gerando um volume de crédito de R$ 3 bilhões de reais.

"O modelo de operação da BMP Money Plus casa bem com essa proposta das fintechs, com o que o público está esperando desse serviço, que é melhorar a qualidade do crédito, utilizando a conectividade entre as partes envolvidas em cada cadeia de negócio, proporcionando uma experiência bancária mais satisfatória e eficiente, tanto em termos de tomada de crédito como de serviços do dia a dia", finaliza Benitez.

Sobre a BMP Money Plus

Fundada em 2009 a BMP Money Plus tem como foco aplicar soluções financeiras para empresas e empreendedores melhorando a qualidade do crédito através da conectividade entre as partes envolvidas em cada cadeia de negócio.

Em 2019 a BMP Money Plus conquistou autorização para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), instituição financeira que realiza operações de empréstimo, financiamento e aquisição de direitos creditórios exclusivamente por meio de plataforma eletrônica, com o uso de recursos financeiros que tenham como única origem capital próprio.

Notícias ::

Mais Itens ::