Brasil, 18 de Novembro de 2019

Uso consciente da energia elétrica ajuda a controlar a conta de luz durante o inverno

CPFL Energia alerta para os principais responsáveis por aumentar o consumo: chuveiros elétricos, aquecedores, secadoras de roupas e ferros de passar

O inverno, estação mais fria do ano, começa em 21 de junho e, com ele, entram em cena os vilões de consumo de energia elétrica: chuveiros, aquecedores, secadoras de roupas e ferros de passar. Juntos esses eletrodomésticos podem ser responsáveis por um aumento significativo na conta de luz durante o período. Por isso, o uso consciente dos equipamentos será ainda mais importante nos próximos meses.

Um dos principais responsáveis pelos gastos de energia e de água no frio é o chuveiro elétrico. Ao utilizá-lo no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de até 30% em relação ao modo “verão”. O banho passa a ser responsável por 25% a 35% dos gastos na conta de luz nos meses mais gelados. Para economizar, o correto é reduzir ao máximo tempo do banho. Dessa forma, o cliente consegue reduzir, além da energia, o consumo de água. Um banho de 15 minutos utiliza aproximadamente 135 litros de água. Se o cliente fechar o registro ao se ensaboar, o consumo do líquido cai cerca de para 45 litros - uma significativa economia de 33%.

Com a chegada dos dias mais frios, o uso das secadoras cresce. O aparelho consome entre 120 a 150 kWh por mês, quando utilizado uma vez por dia. O frio também contribui para que se use mais a lavadora, que consome mensalmente de 3,15 a 6,30 kWh, 5% do consumo total de uma residência, quando ligada duas vezes por semana. Já o ferro de passar roupa, quando ligado por 1 uma hora durante doze dias, pode representar 12kWh no final do mês. A dica aqui é procurar acumular roupa para lavar e secar tudo de uma única vez. Esse conselho também vale para quando for usar o ferro elétrico.

Outros eletrodomésticos que merecem total atenção na hora de consumir energia de forma consciente e econômica são: refrigeradores, que chegam representam aproximadamente 80 kWh mês, ou 30% do consumo de uma casa, a iluminação, responsável por 20% do total e o aparelho de televisão, com 10%.

“A mudança de hábito dos consumidores é a melhor forma de preservação de recursos naturais. A busca pela eficiência energética é essencial para obter os melhores resultados ambientais e financeiros – no consumo da energia nos equipamentos e, consequentemente, no valor da conta que chega ao final do mês”, afirma Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o uso de aparelhos elétricos, promover a sustentabilidade e ainda economizar na conta de luz. A companhia recomenda que o consumidor adote hábitos mais sustentáveis em relação ao uso dos eletrodomésticos.

Confira as dicas da CPFL Energia para economizar na conta de luz durante o Inverno:

Chuveiros

· Programe banhos para os inícios ou finais de tarde, quando a temperatura ainda não caiu muito;

· Tome banho mais curtos: além de economizar energia, isso também reduz o consumo de água;

· Mantenha limpos os orifícios da passagem de água do seu chuveiro elétrico;

· Use o chuveiro em conjunto com equipamentos que usem energia alternativa para pré-aquecer a água, como aquecedores solares ou trocadores de calor;

· Modelos de duchas eletrônicas, que permitem uma regulagem mais apurada da temperatura, também determinam gastos menores no consumo de energia;

· Instale chuveiros com resistências de menor potência, uma vez que isso reduz o consumo e sem que haja perda sensível na qualidade do banho.

· Lavadoras, Secadoras de Roupas e Ferro de Passar

· Opte por modelos mais eficientes no momento de adquirir os eletrodomésticos, priorizando os modelos com o selo A do Procel;

· Limpe frequentemente os filtros das lavadoras de roupas;

· Utilize, nas lavadoras de roupas, a medida de sabão indicada pelo fabricante para evitar enxagues repetidos;

· Máquinas de lavar e secar devem ser ligadas somente quando houver a quantidade máxima de peças;

· Acumule a maior quantidade de roupas para passar de uma só vez e, se possível, faça isso em um dia da semana. Passe primeiro as peças que requeiram temperaturas mais baixas;

· Evite passar roupa quando diversos aparelhos elétricos estiverem ligados ao mesmo tempo.

Iluminação

· Substitua as lâmpadas incandescentes por modelos LED

· Durante o dia, dê preferência à iluminação natural. Abra cortinas, janelas e persianas da sua casa e nunca se esqueça de apagar as luzes de ambientes vazios;

· Não pinte o teto e paredes internas de sua residência com cores escuras. Ambientes assim exigem lâmpadas mais fortes que consomem mais energia.

· Geladeira

· Observe a borracha de vedação da sua geladeira periodicamente. Vedação defeituosa provoca um dos maiores desperdícios de energia;

· Só abra a porta da geladeira quando necessário e evite deixá-la aberta por muito tempo;

· Nunca utilize a parte traseira das geladeiras para secar roupas ou tênis. Mantenha as serpentinas sempre limpas e livres de objetos;

· Freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários;

· Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros. Isso dificulta a passagem de ar, o que força o aparelho a trabalhar mais e provoca um grande consumo de energia.

Geladeira

· Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário

· Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções

· Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira

· Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos

· Verificar as borrachas de vedação regularmente

Ferro de passar

· Juntar roupas para passar de uma só vez

· Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura

· Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

Televisão

· Evite o hábito de dormir com o aparelho ligado. E desligue a TV e aparelho de DVD da tomada. Aparelhos em stand-by consomem energia;

· Reúna a família para assistir aos programas de TV. Essa é uma ótima maneira de poupar gastos com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo.

Publicidade

Notícias ::