Brasil, 25 de Junho de 2019

Dia dos namorados: 50% dos brasileiros pretendem utilizar o cartão de crédito para comprar presentes

A Associação Brasileira dos Lojistas de shoppings (ALSHOP), entidade que representa os maiores varejistas do País, em parceria com a empresa Real Time Big Data, realizou uma pesquisa interna entre os seus associados e constatou que metade dos brasileiros (50%) que presentearão o(a) parceiro(a) neste dia dos namorados têm a intenção de realizar as compras no cartão de crédito.

Em seguida, cerca de 42% pretende fazer o pagamento dos presentes à vista. A pesquisa foi feita por telefone com mais de 1.500 pessoas residentes nas principais capitais do País tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia.

Ainda na mesma amostragem, o levantamento indica que 51% dos entrevistados pretendem comprar os presentes em shoppings, enquanto 14% optará por lojas de rua e, por fim, 10% realizará as compras por meio de E-commerce (lojas online). Entre os parceiros da associação, a expectativa de circulação de pessoas nos shoppings é positiva: espera-se que, nos dias anteriores a data, haja uma alta no fluxo de até 51%.

Com isso, consequentemente os setores de restaurantes, fast-foods, cafés, sorveterias e estabelecimentos alimentícios em geral, também serão impactados positivamente em prol do dia 12 de junho. Segundo os associados, até mesmo na própria data os consumidores costumam frequentar os shoppings para comprar presentes. Diante disso, a entidade constatou que este ano, em comparação ao ano passado, o setor de Shoppings terá uma alta nas vendas de 3%.

Para o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, apesar de o aumento ser pequeno, já é o início de uma melhora para o setor varejista. “A expectativa é que, com as medidas que o governo está tentando aplicar em relação às reformas trabalhista, tributária e da previdência, haja uma melhora mais significativa em relação ao varejo a um médio prazo”, comentou.

Itens mais procurados

Ainda segundo a Associação, 34% dos brasileiros entrevistados na pesquisa quantitativa pretende gastar uma média de R$ 100,00 a R$ 200,00 em presente para o parceiro(a). Destes, 23% têm a intenção de dar um presente entre R$ 30,00 e R$ 100,00, seguido de 18% que planeja desembolsar de R$ 200,00 a R$ 400,00.

Notícias ::