Brasil, 25 de Junho de 2019

Os bancos poderão emitir e ativar cartões de crédito em poucos minutos, graças ao "Financial Instant Issuing" da HID Global

A HID Global®, líder mundial em soluções de identificação confiável, anunciou recentemente o lançamento de um novo sistema de Emissão Instantânea para a Área Financeira (Fii, por sua sigla em inglês), que possibilita através de software e hardware especiais, a emissão e ativação instantânea de cartões de crédito ou débito, diretamente nas agências bancárias.

Embora no Brasil o conceito de emissão instantânea de cartões para a área financeira estar sendo usado por vários anos, a tecnologia empregada não atende mais os padrões de segurança atuais. Assim mesmo, os bancos e as principais instituições financeiras continuam mantendo esse método tradicional para emissão de cartões.

"Esse método tradicional representa um grande desafio para os bancos modernos, pois eles dependem de múltiplas instâncias para produzir seus cartões, e por outro lado, devem buscar uma forma de manter o cliente aguardando por um prazo de 7 à 10 dias, despendidos com a geração e ativação do cartão", informou Fernando Giroto, diretor de vendas de Emissão Segura da HID Global para o Brasil e o Cone Sul.

"A emissão instantânea para a área financeira é uma ferramenta que permite emitir os cartões de forma instantânea e segura, reduzindo assim o número de participantes no processo de produção para apenas três: os fabricantes de cartões (Visa, MasterCard, etc.), a instituição financeira (bancos, cooperativas de crédito, etc.) e a empresa responsável pela gestão, personalização e emissão do cartão; detalhe que possibilita inúmeras economias para a instituição financeira", ressaltou Fernando Giroto.

Em questão de minutos

O fabricante do plástico, quer seja a Visa, MasterCard ou uma de suas empresas certificadas, envia os cartões em branco para as agências bancárias; ou melhor, o plástico sem nenhuma informação em suas faces, nem no chip. Em alguns casos, os fabricantes enviam o plástico com o verso pré-impresso, contendo a tarja magnética e o holograma da marca.

"Oferecemos atualmente alguns modelos de impressoras capazes de imprimir em frente e verso, com o design previamente personalizado, incluindo as cores e o logotipo do cliente. Esses equipamentos também dispõem de codificadores que gravam as informações no chip e na tarja magnética", descreveu Fernando.

Quando o banco tem disponível o plástico e a impressora, o processo é executado por um software conectado, tanto à impressora quanto ao sistema corporativo do banco, incluindo servidores de segurança como o HSM (Hardware Security Module).

Quando um cliente abre uma conta bancária ou solicita um cartão de crédito, o gerente envia os dados do usuário para o sistema, que por sua vez, direciona essa informação para o software, para processar os dados e na sequência reenviar para a agência. Ou seja, os dados do usuário trafegam por um servidor externo à agência, onde são processados e retornados ao site da expedição; isso ocorre através de uma rede interna criptografada com os protocolos de segurança necessários. Em seguida, são criados os applets para gravar no chip, os comandos são confirmados e o cartão é impresso.

"Nesta etapa final, já se agregam todos os detalhes subsequentes, como o nome do usuário, os 16 números do cartão, a data de vencimento, o pin, etc., e se configura o montante que o usuário terá disponível. Esse processo pode durar entre 5 e 10 minutos e o usuário pode já sair da agência com seu cartão pronto para ser utilizado", complementou Giroto.

Uma nova vantagem competitiva para os bancos

Estudos demonstram que os cartões financeiros emitidos instantaneamente são usados num período médio de até duas horas, após sua ativação. A capacidade de emitir e ativar um cartão capitaliza o desejo natural dos clientes de usá-lo, e em última instância, proporciona ao banco uma receita que não estava disponível antes, sem essa solução.

Com o método tradicional, os bancos perdem a oportunidade de oferecer uma experiência competitiva e personalizada ao cliente, além de aumentar a venda ou a venda cruzada de serviços adicionais.

Além disso, nos casos onde as receitas por intercambio são efetivadas, ainda ocorrem atrasos para sua geração, apesar da instituição em questão já ter despendido recursos com os custos de produção, emissão e remessa do cartão.

"Com o ambiente político atual um tanto agitado no Brasil, isso acaba impactando os clientes, bancos, créditos e investimentos; portanto, quando um banco ou uma instituição financeira solicita um crédito, isso não deve esperar, e o banco que oferecer uma solução para fornecer os cartões com mais agilidade, estará adiante da sua concorrência", concluiu Fernando Giroto.

CIAB Febraban 2019

A HID Global® participará de 11 a 13 de junho do CIAB Febraban (estande C73) em São Paulo, onde estará apresentando esse novo sistema de emissão instantânea para a área financeira e os componentes dessa solução, como as impressoras especializadas para emissão de cartões de crédito e débito, e o software de gerenciamento HID® TRISM.

Notícias ::