Brasil, 14 de Novembro de 2019

Fintech facilita contabilidade das empresas

A fintech brasileira ROIT BANK integra atividades dos setores fiscal, contábil e financeiro das empresas em uma única plataforma.

Tradicionalmente a contabilidade é a etapa final do processo financeiro de uma empresa. Ela contrata um serviço, por exemplo, lança os documentos em um sistema próprio e realiza os pagamentos junto ao banco. E somente por último, esse processo repercute nas apurações fiscais e nos lançamentos e classificações contábeis.

Contudo, esta lógica de contabilização tem os seus dias contados. Foi lançada no mercado brasileiro uma nova Fintech que oferece todos esses serviços de uma vez só e que é baseada em softwares com Inteligência Artificial, transformando a forma como as empresas fazem contabilidade. A automatização elimina boa parte das atividades dos departamentos fiscal, contábil e financeiro das empresas.

Trata-se da Fintech ROIT BANK – O Banco que Contabiliza. “A ROIT BANK elimina as atividades burocráticas das empresas, como por exemplo, um funcionário agendando pagamentos no banco. Os setores de Contas a Pagar e Contas a Receber passam a ser gerenciados pela ferramenta de forma automatizada e com total rastreabilidade, com validações fiscais, apurações em tempo real e classificação contábil”, explica Lucas Ribeiro, diretor da ROIT.

A Fintech atua da seguinte forma: a empresa, cliente da ROIT BANK, faz o envio de maneira rápida e diária de todos os tipos de documentos, como contratos, notas fiscais, boletos, faturas, etc., e a Inteligência Artificial faz o reconhecimento do documento, interpreta-o, faz a análise fiscal, classifica-o contabilmente, faz análises gerenciais (vínculo com contrato, divergência de valores históricos, possibilidade de fraude, etc.), e se tudo estiver correto, o documento segue para agendamento de pagamento, por boleto ou por TED, sem interação humana e cabe à empresa apenas a autorização de pagamento. Ao final do processo, a ROIT BANK leva os dados fiscais, contábeis e financeiros para o ERP (software de gestão) da empresa. É uma facilitação do processo de gestão financeira, que garante velocidade e segurança às empresas.

“A ROIT BANK passa a ser uma auditora em tempo real das empresas, com um fluxo inovador e que possibilita grande segurança fiscal às empresas, com a checagem e correção de documentos fiscais no momento em que chegam, não mais ao final do processo, quando muitas vezes já estão no ERP ou já foram pagos”, afirma Ribeiro.

Caso os documentos apresentem divergências, sejam elas fiscais, contábeis ou contratuais, o próprio sistema entra em contato com o fornecedor do cliente, solicitando a correção, para que novos lançamentos ocorram. A Fintech também já gera automaticamente as guias para recolhimento dos impostos e agenda os seus pagamentos.

“A ferramenta fica mais inteligente ao longo do tempo, pois será continuamente alimentada com informação. Prevemos uma expressiva mudança cultural e de processos contábeis, fiscais e financeiros nas empresas”, conclui Lucas Ribeiro.

Notícias ::

Mais Itens ::