Brasil, 27 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Finanças pessoais: como avançar da administração básica para a gestão proativa do seu dinheiro

Foto divulgação Foto divulgação

Especialista apresenta técnicas e ferramentas utilizadas por experts do mercado financeiro, para que você possa gerir seu dinheiro de forma inteligente e aumentar seu patrimônio12

- 6 em cada 10 brasileiros não têm planejamento financeiro (SPC e CNDL);
- Dos 42% que se planejam: 32% usam cadernos ou agendas, 15% planilhas no computador e 4% aplicativos (2017);
- As principais justificativas alegadas na deficiência do planejamento financeiro pessoal são: falta de hábito (45%) e ausência de renda fixa (19%);
- Apenas 21% afirmaram terminar o mês com dinheiro para investir;
- Somente uma das plataformas de investimento com sistema mobile tem R$ 300 milhões de ativos sob gestão e 60 mil clientes cadastrados;
- Celular é o canal favorito dos brasileiros para serviços bancários. 9,5 milhões utilizam o mobile banking em 80% das transações. Grandes bancos e corretoras oferecem diversos tipos de investimentos por meio do smartphone;
- Banco Central disponibiliza a Calculadora Cidadã para quem planeja fazer um financiamento calcular os juros que serão cobrados.

Se você sair nas ruas e perguntar “quem gostaria de ficar rico e gastar dinheiro?”, com certeza uma grande quantidade de pessoas responderia “eu”. Agora, se a pergunta fosse “quem gostaria de guardar dinheiro, listar as contas do mês e montar uma estratégia para “salvar uma graninha”?”, as respostas seriam bem diferentes. “É natural do ser humano evitar o que lhe parece pouco prazeroso. O que muita gente não se dá conta, é que finanças pessoais têm muito a ver com comportamento. Talvez mais até do que matemática e fórmulas exatas”, revela o master coach e empresário Villela da Matta, presidente da SBCoaching.

Inicialmente, o especialista se refere a uma grande massa de pessoas que sequer realiza a administração básica de seus recursos. Gente que não tem ideia de quanto são seus gastos mensais, quanto pode comprometer do orçamento na parcela de um bem durável ou imóvel. “São pessoas que vivem à mercê de ofertas, imprevistos e o que consideram ‘oportunidades imperdíveis’. Com isso, suas finanças estão sempre no limite ou até mesmo no vermelho. Mais uma vez temos influência do comportamento em algo, supostamente, tão exato, como as contas do mês”, explica Villela.

Os passos para a execução desta administração básica são facilmente encontrados em inúmeros sites. Assim, Villela da Matta cita uma tendência muito forte para as finanças pessoais e que tem total influência no comportamento humano: a tecnologia.

“A transformação digital está para o século XXI como a revolução industrial esteve para o século XVIII. Os meios estão mudando o comportamento de toda a sociedade. Desta forma, o desenvolvimento e uso de aplicativos, com a finalidade de agregar benefícios às finanças das pessoas, estão gerando novas formas de pensar. É aí que surge a gestão proativa do dinheiro”.

Gestão proativa do dinheiro: o que é?

Enquanto a administração básica envolve a criação de um budget, previsão de gastos e economia, considerando vários riscos e eventos futuros, a GPD (gestão proativa do dinheiro) refere-se a investimentos ou compras feitos, principalmente, por “gatilhos acionados por dados” obtidos em aplicativos de ponta. A grande maioria destes deles utiliza a inteligência artificial como base tecnológica.

“Para ser bem-sucedida, a pessoa tem que ter consciência do seu comportamento, da influência dele em sua situação financeira, do quanto é fundamental ter disciplina e talvez até alterar algumas características incompatíveis com o ato de poupar e prosperar. Aí, como essa nova era de aplicativos, que são as ferramentas do futuro, ela tem todo o subsídio para construir um patrimônio. Mas comportamento e disciplina são fundamentais”

A seguir, Villela da Matta dá três dicas de como usar a tecnologia a favor das suas finanças:

Rastreie dados para identificar áreas onde você pode economizar: Vários aplicativos de gerenciamento de dinheiro usam AI(inteligência artificial) para rastrear seus dados comportamentais, como: onde você come, quantas vezes come e quantas vezes vai fazer compras, entre muitos outros hábitos e produtos. Com base nas informações coletadas, estes aplicativos informam, de forma personalizada, onde você pode economizar dinheiro.

Ao investir, tenha uma visão automatizada de insights de dados: Quando se trata de investimento em ações, todo mundo gosta de comprar e não de vender. Já se o assunto é o gerenciamento de dinheiro, os aplicativos baseados em AI oferecem uma percepção automatizada de dados que elimina a adivinhação.

Por exemplo, a plataforma de pesquisa de uma empresa líder em gerenciamento de ativos criou um sistema que emite sinais quando você pode começar seu plano de investimento sistemático (SIP) ou dobrar o valor com base em avaliações de mercado.

Forneça informações para uma ação segmentada: com a personalização, o mantra de sucesso da nova era, aliado ao fato de que o investimento e o gerenciamento de dinheiro não seguem uma mesma linha, os aplicativos com AI oferecem insights e conselhos que permitem tomar ações sob medida para se adequar à situação.

Por exemplo, com base em seus gastos e hábitos de poupança, você obtém conselhos sobre os caminhos que pode investir para atender às suas necessidades de estilo de vida, alinhando-se ao seu apetite de risco e horizonte de investimento. Ao fornecer dados em tempo real e acompanhar todos os hábitos financeiros, os apps respondem às suas perguntas e apresentam soluções quase que instantaneamente.

Estamos em um processo. Não é que basta você baixar meia dúzia de aplicativos para ganhar seu primeiro milhão em um ano. “Quando falamos de finanças, mesmo que pessoais, precisamos de um olhar amplo. Reconhecer e utilizar os benefícios das novas tecnologias é diferente de se tornar refém destas ferramentas. Você é o ser soberano nesta estratégia toda. E como mostram as pesquisas, se você está neste ponto, está numa parcela bem pequena da população”, finaliza o especialista Villela da Matta.

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

Fundada por Villela da Matta e Flora Victoria, precursores no atendimento de coaching no Brasil, a SBCoaching é hoje referência nacional e internacional na técnica. Com quase 20 anos de mercado, é integrante do LIDE e única empresa do segmento que oferece todo tipo de serviço e produto relacionado ao coaching. São 250unidades, 300 funcionários, atendimentos e soluções corporativas realizados em 3 mil empresas, formações, especializações, treinamentos e eventos internacionais com realização própria, projetos de empreendedorismo social e um recente programa de microfranquias. Com mais de 35mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching é líder no mercado de formações em coaching e possui uma sólida e ativa rede de profissionais em sua base de alumnis. Como mais um diferencial, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento e mantém um núcleo composto por profissionais com ampla formação acadêmica, responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas, pesquisas, parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Mais informações: www.sbcoaching.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::