Brasil, 27 de Junho de 2019

Investidores que apoiam transparência adquirem US$ 292 mi em ações da TransferWise e empresa dobra avaliação para US$ 3,5 bi

Rodada teve procura maior do que o esperado em momento em que a Europa passa nova lei que estabelece modelo de transparência nos negócios, com a Austrália seguindo o exemplo

A TransferWise anuncia hoje uma rodada secundária de investimentos no valor de US$ 292 milhões, confirmando seu status como uma das empresas de tecnologia que mais crescem no mundo.

Para fazer a liquidação dos US$ 292 milhões investidos, os fundos utilizaram o produto TransferWise for Business - que ainda não está disponível no Brasil - para realizar a transação de maneira mais fácil, rápida e barata. A TransferWise dobrou sua avaliação nesta rodada para US$ 3,5 bilhões. Até o momento, a empresa arrecadou US$ 689 milhões em rodadas primárias e secundárias de investimento.

A rodada secundária foi liderada pelos fundos de growth capital Lead Edge Capital, Lone Pine Capital e Vitruvian Partners. Andreessen Horowitz e Baillie Gifford expandiram seus investimentos na TransferWise. Também investiram fundos geridos pela BlackRock.

A TransferWise sempre oferece aos clientes a taxa de câmbio real e, desde sua criação, luta para acabar com uma prática tradicional no mercado: ocultar o spread que é cobrado na taxa de câmbio. Em 2018, a União Europeia votou a favor do modelo TransferWise, proibindo as sobretaxas no câmbio em pagamentos internacionais por meio de seus “Regulamentos de Pagamentos Transfronteiriços”.

Espera-se que a Austrália siga a mesma abordagem que a UE após um relatório da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidor. Isso foi motivado por altos níveis de reclamações dos consumidores sobre a forma como os bancos fazem hoje as transações em moeda estrangeira.

TransferWise em números

- A empresa atende atualmente 5 milhões de clientes em todo o mundo, processando mais de US$ 4 bilhões todos os meses

- A TransferWise economiza mais de US$ 1 bilhão por ano em taxas bancárias para seus clientes

- Quase 20% de suas transferências internacionais são instantâneas (entregues em menos de 20 segundos)

- 1.600 rotas monetárias, 49 moedas

- Mais de 1.600 funcionários em doze escritórios globais

- As finanças auditadas para o ano fiscal, que terminou em março de 2018, revelaram um crescimento de receita de 77% para £ 117 milhões e um lucro líquido de £ 6,2 milhões (com impostos)

A TransferWise expandiu seu negócio e, além de economizar taxas bancárias internacionais para os consumidores finais, agora também atende proprietários de pequenos e grandes negócios e bancos. Sua conta Borderless já está disponível em mais de 170 países, e tem ainda um cartão de débito já disponível na Europa desde 2018 e que deve ser também lançado nos EUA, Ásia e Pacífico ainda este ano. A empresa planeja vai trazer esses produtos para o Brasil, mas ainda não há previsão de lançamento. Em termos de expansão, a TransferWise planeja contratar 750 novos funcionários ao redor do mundo nos próximos 12 meses.

BPCE, o segundo maior banco da França, bem como os bancos digitais Monzo e bunq, já oferecem desde 2018 o serviço da TransferWise aos seus 15 milhões de clientes por meio de API.

Nimay Mehta, Sócia-geral da Lead Edge Capital, disse: “O mundo está caminhando para uma maneira mais transparente de fazer negócios e queremos fazer parte disso. As transferências internacionais representam um mercado multimilionário, até agora dominado por bancos que mantêm os preços artificialmente altos e uma velocidade de transferência muito lenta. A TransferWise mudou tudo isso. Pela primeira vez, as pessoas podem enviar dinheiro para todo o mundo com a taxa de câmbio real e pagando uma tarifa transparente. Não é de se admirar que 5 milhões de clientes tenham chegado até agora. Há oportunidade para a TransferWise crescer exponencialmente agora que os reguladores da Europa e até a Austrália estão fazendo com que a transparência seja o novo status quo".

Kristo Käärmann, CEO e cofundador da TransferWise, disse: “A TransferWise está vivenciando um crescimento fenomenal e este investimento é prova disso. Não precisamos levantar fundos para continuar nossa trajetória, mas estamos muito felizes com o constante nível de interesse de investidores que querem se unir à nossa missão. A rodada oferece uma maneira para esses investidores se juntarem a nós, além de recompensar alguns dos primeiros colaboradores que estão conosco desde o início."

“Oito anos depois, ainda é só o começo para a TransferWise. Nosso norte é o dinheiro que ajudamos as pessoas a economizar a cada ano por meio do nosso modelo transparente e de baixo custo. Hoje, esse valor é de mais de US$ 1 bilhão por ano, mas ainda há centenas de bilhões pela frente. Ver a legislação da União Europeia se atualizar contra as discrepâncias nas taxas de câmbio tem sido um passo importante na direção certa. Os investidores acreditam que nosso modelo, agora legalmente obrigatório, é o melhor para o cliente e o futuro do setor. Estamos trabalhando para ver essa lei replicada em todo o mundo na próxima fase de nossa jornada.”

Notícias ::