Brasil, 17 de Agosto de 2019

VPA do Estado de São Paulo em 2018 tem crescimento em soja, café e milho

• Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

O Valor da Produção Agropecuária (VPA) dos produtos soja, café e milho aumentou de 2017 para 2018 no Estado de São Paulo, conforme aponta levantamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O crescimento amenizou a queda no mesmo ano do VPA de outros 22 produtos, incluindo cana-de-açúcar - que responde por aproximadamente 38% do total paulista. O Valor da Produção Agropecuária em 2018 somou R$ 75,5 bilh ões.

Quatro produtos apresentaram excelentes desempenhos e compensaram parcialmente o resultado do VPA total do Estado: soja (27,63%), café (20,79%), milho (14,98%) e leite (9,44%). O melhor desempenho foi obtido pelo grupo de Grãos e Fibras, que apresentou um crescimento do VPA de 18,36%. O conjunto formado pelas Olerícolas aumentou 6,9% seu VPA.

Dos produtos selecionados, 22 apresentaram arrecadação menor que a obtida no ano anterior. Os que mais pressionaram negativamente o conjunto em comparação com 2017 foram aqueles que figuram nas primeiras posições do VPA total do Estado: cana-de-açúcar (1ª), carne de frango (que caiu da 4ª para a 5ª posição) e ovo de galinha (que manteve a 6ª colocação).

O VPA da cana-de-açúcar, que responde por aproximadamente 38% do total, sofreu queda de 8,24%, em função da redu ção de 6,68% no preço médio recebido pelo produtor e de 1,67% na produção. O VPA da carne de frango apresentou redução de 4,57% devido à queda de 11,1% em sua produção, quando comparada ao ano anterior. O ovo de galinha acusou redução de 8,1% em seu VPA, resultado da queda de 15,5% no preço médio recebido pelo avicultor.

Os Produtos para Indústria tiveram o pior desempenho (-5,53%), seguido pelo grupo de Produtos Animais, que apresentou retração de 0,39% no VPA. O conjunto formado pelas Frutas Frescas permaneceu estável com leve oscilação de 0,1%. Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com os valores dos 50 produtos que compõem o índice, clique aqui.

A estimativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é realizada por meio de seu Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). Trata-se de um importante indicador para acompanhar o desempenho da atividade agropecuária paulista, mostrando a posição relativa dos 50 produtos que compõem a mostra e como foi a evolução de cada cultura.

Notícias ::