Brasil, 21 de Setembro de 2019

• Escrito ou enviado por  Rodrigo Leitao
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Atividades serão disponibilizadas entre os dias 20 e 24 de maio, no Centro da cidade

O Instituto Sicoob promoverá no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 24 de maio, uma ação gratuita de orientação financeira. A iniciativa é feita em parceria com a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) e faz parte da estratégia nacional do Banco Central de promover a educação financeira para a população do país. As atividades serão realizadas no Largo da Carioca, no Centro da capital fluminense, das 9h30 às 16h, nos dias do evento.

Quem quiser participar, terá à sua disposição palestras sobre Educação Financeira, serão quatro a cada dia, e orientações financeiras, que oferecerão atendimento personalizado para que as pessoas possam organizar seu orçamento. Para quem quiser participar das palestras, serão disponibilizados 50 lugares em cada horário. Todo o atendimento será realizado por voluntários do Instituto Sicoob e do Sicoob no Rio de Janeiro e também da Planejar.

Em 2018, a iniciativa atendeu 887 pessoas durante a semana do evento: 397 assistiram às palestras e outras 490 receberam orientações financeiras sobre como organizar orçamento, orientações para cortar gastos, limitar uso do cartão de crédito e investimentos.

Esse é o terceiro ano em que o Instituto Sicoob se engaja neste projeto. Dados das consultas realizadas no ano passado mostram que o maior interesse de quem participou do evento é receber orientações sobre endividamento.

Esses números coincidem com os divulgados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com esses dados, 60,1% das famílias brasileiras começaram 2019 com dívidas. E o cartão de crédito é o maior vilão desse resultado. O estudo mostra que ele é responsável por 78,4% desses débitos. Em segundo lugar está o pagamento de carnês, com 14%, e, em terceiro, está o financiamento do carro, com 9,7%.

“Nosso objetivo é tornar a educação financeira uma aliada na vida das pessoas, ajudando a mudar hábitos e melhorar a qualidade de vida. Com cuidado e organização, é possível usar o dinheiro como aliado para o nosso dia a dia”, destaca Silvana Lemos, Coordenadora do Instituto Sicoob no Rio de Janeiro.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS