Brasil, 27 de Maio de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Economista chefe da ACREFI participa de evento da ACIC-Campinas

"Retail Conference 2019" reúne grandes especialistas

O economista chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), Nicola Tingas, é presença confirmada no ‘Retail Conference 2019’, na próxima quinta-feira (25/04), na Expo D. Pedro - Campinas (SP), promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). Intitulado "O Novo DNA do Varejo - Físico, Digital e Humano", o evento reunirá em torno de 15 palestrantes, oito horas de conteúdos, e um público estimado em mais de 2.500 pessoas.

O objetivo da conferência é apoiar e impulsionar o segmento, por meio da apresentação de tendências e soluções factíveis para o varejista de pequeno, médio e grande porte. O Retail Conference é um reposicionamento do Fórum Regional do Varejo, realizado por seis anos consecutivos pela ACIC, e que passa a ter abrangência nacional. A realização é da ACIC e do Parque D. Pedro Shopping.

O panorama atual da economia no Brasil e o impulsionamento do crédito, a partir do novo Cadastro Positivo, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, serão os temas apresentados pelo economista da ACREFI, primeiro palestrante do dia. As novas regras tornam automática a inclusão de consumidores no Cadastro Positivo, o que possibilitará ao bom pagador no mercado brasileiro conseguir acesso mais fácil e vantagens no momento de comprar, como juros menores, ou na hora de pedir financiamento e empréstimos.

Tingas estima que nos próximos anos - após a implantação do cadastro positivo - haverá um crescimento na relação Crédito x PIB, saindo dos atuais 47% para algo próximo de 70% a 80%. “A aprovação do Cadastro Positivo é um passo muito importante no aumento de competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN), redução de taxas de juros, inclusão no mercado de crédito de cidadãos e pequenos empresários. É um importante passo na melhora da experiência no relacionamento entre clientes e instituições financeiras”, ressalta.

O economista espera ainda que ocorra uma redução da ordem de 40% no nível da inadimplência, um dos maiores pesos da composição da taxa de juros. “Outro fator importante é que, com mais informações, o agente financeiro poderá conceder crédito dentro de um prazo mais adequado, conforme a necessidade do cliente e o bem que ele está adquirindo”, enfatiza. .

Segundo ele, essa medida definitivamente nos conduz para um novo momento do crédito - com mais informações positivas das pessoas. “Essa democratização de informações fará com que tenhamos uma inclusão financeira daqueles potenciais consumidores que não estão participando do mercado formal de crédito por falta de informações adequadas, destaca Tingas, pontuando que “o crédito recursos livres para pessoa física cresceu 5,2% em 2017, 11,3% em 2018 e estimamos um crescimento nominal de 12% em 2019. O PIB deve alcançar algo em torno de 1,4%, inflação 3,70% e a Selic poderá ser menor - em torno entre 6,0% e 5,5% - com a aprovação de uma reforma da Previdência consistente”, projeta.

Tingas atualmente é economista chefe da ACREFI. Foi também superintendente de economia & economista chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre 2007 e 2008. Atuou como economista chefe e estrategista para a América Latina do WestLB Bank New York e do Banco WestLB Brasil, e economista chefe Brasil - Mercados Emergentes do Banco NorChem (Noroeste - Chemical Bank). Atuou como professor de Economia Aplicada pela FGV Management. Graduado em economia pela Universidade Mackenzie, e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Tem estudos pós-graduados em economia e finanças públicas pela FGV-SP. Tem extensão em economia global por Harvard e em gestão macroeconômica pelo Banco Mundial - USP.

SERVIÇO
Retail Conference 2019
Quando: 25 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h
Onde: Expo D. Pedro. Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II - (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping). Campinas (SP)

ACREFI
A ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento foi fundada em 1958 com o objetivo de congregar as empresas do setor, defender seus legítimos interesses, fortalecer as relações entre os associados e promover o desenvolvimento de suas atividades. Em todo esse período, a instituição se manteve fiel aos seus objetivos, procurando adaptá-los às constantes mudanças ocorridas no quadro econômico em geral e nas atividades de financiamentos contribuindo, assim, com o crescimento do País.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::