Brasil, 24 de Maio de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fintechs são o modelo de negócio que mais recebe investimento no Brasil

Existem cerca de 400 empresas deste setor no país, seu potencial disruptivo atrai o olhar de investidores

De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Investimento, que olhou para os três últimos anos a fim de identificar qual perfil de empresa tem mais chances de receber um aporte, as fintechs são as preferidas dos investidores. Ao contrário dos outros nichos de negócio analisados, as empresas de tecnologia voltadas para o setor financeiro estão em uma crescente de recebimento de investimentos, ao todo elas foram receptoras de 19% dos aportes feitos neste período.

Para os especialistas da pesquisa, o crescimento dos investimentos neste modelo de negócio deve se consolidar e continuar avançando. Rodrigo Ventura, fundador da instituição que realizou o estudo, afirma que o interesse dos investidores em fintech se deve ao volume de oportunidades que existem nesse mercado no Brasil. “Temos um dos sistemas bancários mais concentrados do mundo, uma tonelada de burocracia atrapalhando a vida de pessoas e empresas, junto com uma enorme população não bancarizada, endividada e que vive na informalidade. Esse cenário é fértil para o crescimento de fintechs. Resta saber se essas pequenas notáveis conseguirão resistir a tentação de serem compradas pelos mesmos players do mercado, mantendo a concentração de serviços inalterada. Ou se veremos o surgimento de grandes instituições financeiras, mais modernas e amigáveis ao cliente”, fala Rodrigo.

A fintech Asaas, em seus seis anos de existência já recebeu investimentos de mais de R$ 10 milhões. Piero contezini, CEO da empresa, diz que para ser atrativa para os investidores, uma fintech precisa ter tração, indicadores saudáveis da relação entre custo de aquisição de cliente e retorno que este dará durante o período que usar o serviço, entre outros. “Para conseguir um investimento é preciso conhecer muitos investidores, fazer centenas de pitches e tomar muitos não até que alguém se interesse de verdade — eu mesmo levei mais de 100 nãos”, pontua Piero.

A Asaas desenvolve um sistema de gestão de cobrança automatizada para MEIs, autônomos e pequenas empresas. Piero ressalta que para tornar o investimento útil, é preciso ter um bom plano de aplicação e ir além dele. “Ter um plano definido de ações para o investimento recebido é o mínimo. A empresa ainda precisa ter uma projeção de cinco anos, no mínimo, com todas as receitas, despesas, resultados líquidos e fluxo de caixa. Vale, também, exercitar qual o múltiplo sobre a receita no seu mercado é usado” explica.

Cenário brasileiro de fintechs — De acordo com um estudo realizado pela McKinsey, em parceria com o “ Brasil no Vale do Silício” sobre a economia digital brasileira, existem cerca de 400 fintechs que atuam no Brasil. As transações bancárias mobile e pela internet já correspondem a mais da metade de todas do país. Além disso, 25% da população economicamente ativa, não tem uma conta em um banco. O cenário é positivo para o desenvolvimento de soluções desse nicho de mercado.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::