Brasil, 16 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por que declarar o imposto de renda?

Só em 2019, são esperadas mais de 30 milhões de declarações, mas qual é a importância deste tributo?

O imposto de renda é um dos tributos existentes no Brasil. Ele é instituído pelo Governo Federal, e incide sobre o ganho ou o acréscimo patrimonial obtido por pessoas físicas.

O IR atinge a todos indistintamente, independentemente de idade ou condição social, e seu valor se altera proporcionalmente à renda individual, o que significa que quem recebe menos, paga menos, e quem recebe mais, paga mais. Para checar a quantia a ser paga, acesse a tabela progressiva do IR, disponível no site da Receita Federal, que não é atualizada desde 2015, mas continua valendo para 2019.

É importante lembrar que o acréscimo patrimonial não se constitui apenas por meio do seu salário (com ou sem vínculo empregatício), mas também a partir de outras fontes de renda, como pensão alimentícia judicial, aluguel e serviços de autônomo.

O IR também pode incidir sobre os ganhos de capital decorrentes da venda de bens, cessão de direitos e sobre os rendimentos e ganhos líquidos obtidos em aplicações financeiras – como investimento em ações, tesouro direto e até mesmo em moedas virtuais, como os bitcoins.

Por que declarar?

Uma das finalidades do IR é financiar políticas públicas benéficas para os brasileiros, como os investimentos em educação e saúde. Além disso, ele também é uma forma de a União monitorar os acréscimos patrimoniais ou ganhos dos contribuintes e evitar a sonegação e omissão de informações, já que a pessoa física terá que indicar todos os seus rendimentos e ganhos anuais na declaração.

Quem deve declarar?

Nem todos são obrigados a apresentar a declaração, embora seja possível realizá-la mesmo assim. Você deverá declarar caso tenha recebido rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, com soma superior a R$ 28.559,70 em 2018; ou se teve, até 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua (imóvel rural despojado das benfeitorias, como construções, instalações e melhoramentos, das culturas permanentes e temporárias, das árvores e florestas plantadas e das pastagens cultivadas ou melhoradas), com valor total superior a R$ 300.000,00.

De acordo com Andrea Nicolini, coordenadora de impostos IOB, da Sage Brasil “Você pode fazer a declaração por se enquadrar na obrigatoriedade de apresentação, ou, caso não seja obrigado, para restituir o imposto de renda, para manter um controle sobre seu patrimônio ou até mesmo para facilitar a aprovação de um financiamento ou empréstimo. É importante que os contribuintes conheçam o imposto de renda, e como declará-lo.”

Saiba mais:

Curta a página de Facebok da Sage – https://www.facebook.com/SageBrasil/

Siga a Sage no Twitter – https://twitter.com/sagebrasil

Siga as notícias de Sage – http://www.sage.com/pt-br/institucional/imprensa/releases

Sobre a Sage

A Sage (FTSE: SGE) é a líder global em tecnologia para ajudar empresas de todos os tamanhos na gestão de tudo o que precisam: de dinheiro a pessoas – sejam elas start-ups, scale-ups ou de grande porte.

Nós fazemos isso com o Sage Business Cloud – a primeira e única solução de gestão que contempla as áreas de Contabilidade, Gestão Financeira, Gestão de Empresas, Recursos Humanos, Folha de Pagamentos e Pagamentos.

Nossa missão é liberar os empreendedores do peso das tarefas administrativas para que eles possam passar mais tempo fazendo o que amam. É o que fazemos todos os dias para três milhões de clientes em 23 países, por meio de nossos 13 mil colegas e de uma rede de contadores e parceiros. Nosso compromisso é fazer negócios de forma responsável e retribuir para as comunidades onde atuamos por meio da Sage Foundation.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS