Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Confiança dos pequenos negócios na economia do país apresenta queda

Apesar da redução de 10 pontos percentuais, o índice apontado pela primeira Sondagem Conjuntural de 2019, indica que quase 70% dos micro e pequenos empreendedores permanecem otimistas quanto ao crescimento do Brasil

O índice de otimismo dos empreendedores quanto aos rumos da economia brasileira caiu cerca de 10 pontos percentuais nos primeiros três meses de 2019, mas a confiança dos donos de micro e pequenos negócios continua em alta. É o que mostra a Sondagem Conjuntural feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre os últimos dias 25 de fevereiro e 11 de março. O estudo aponta que 69,6% dos empresários entrevistados estão acreditando na recuperação do país, contra 79,5% apontado na pesquisa de dezembro, quando foi feito o último levantamento. Entre esses empresários, o principal motivo apontado para serem otimistas foi a confiança no crescimento econômico do Brasil com o novo governo.

“A mudança no governo , aliada ao novo ano, elevou muito a expectativa dos empresários de pequenos negócios em dezembro, quando foi realizada a última sondagem. É natural que o percentual de otimistas apresente queda suave, após os primeiros meses do governo”, avalia o analista de Gestão Estratégica do Sebrae, Paulo Jorge. “Ainda assim, registramos o segundo maior índice de otimismo da série histórica e verificamos que a intenção de contratação de mão de obra, por parte dos empreendedores permanece alta”, pondera.

A marca de 79,5% de empreendedores otimistas, verificada em dezembro, foi a maior já registrada desde junho de 2017, quando a pesquisa começou a ser feita pelo Sebrae. O levantamento, feito trimestralmente, tem como objetivo conhecer as expectativas dos donos de pequenos negócios em relação à economia brasileira e ao seu próprio empreendimento. A Sondagem conjuntural ouviu 2.992 Microempreendedores Individuais (MEI), empresários de Micro e Pequenas Empresas (ME) e donos de Empresas de Pequeno Porte (EPP). Mais da metade deles (68,5%) se mostraram bastante otimistas com relação à melhora do faturamento de sua empresa em 2019, apesar da queda de quase 9 pontos percentuais em relação a dezembro de 2018. Os que acreditam que a situação vai ficar como está, somaram 22,5%, índice maior do que ano passado, que era 16,8%, enquanto que os pessimistas cresceram de 3,3% para 6,8%.

A última pesquisa indicou que 81,5% dos donos de pequenos negócios otimistas avaliam que a economia do país vem dando sinais de recuperação, 60% dos entrevistados já constataram aumentos de vendas, enquanto 54,7% disseram que o emprego está aumentando. Apesar disso, o percentual de empresários que pretendem contratar funcionários em 2019 foi de 32,1%, praticamente igual ao do final do ano passado: 32,4%. Conforme a Sondagem Conjuntural, isso ocorrerá principalmente em EPP dos setores ligados à Indústria e à Construção Civil. Em contrapartida, os que devem enxugar seus quadros subiram de 2,8% para 4,8%. Para resolver o problema de mão-de-obra, os empreendedores continuam com a mesma percepção de que é melhor contratar pessoas inexperientes e capacitá-las na própria empresa: 80,4%.

Principais pontos da Sondagem Conjuntural

Após o ápice das taxas de otimismo dentre os empresários em dezembro de 2018, motivados especialmente pela expectativa com o novo governo, o estudo mostra uma queda nos índices de 79,5% no ano passado para 69,6% em 2019.
Cerca de 70% dos empresários acreditam que tanto a economia, quanto o faturamento de sua empresa e o seu próprio negócio como um todo tendem a melhorar nos próximos meses.
A expectativa positiva em relação ao novo governo segue sendo o motivo mais citado por aqueles que acreditam na melhoria da economia do país.
Dentre os entrevistados, cerca de 9% estão pessimistas, avaliando que a economia tende a piorar e o principal motivo são os altos índices de desemprego.
Mais de 30% dos entrevistados afirmam que pretendem contratar funcionários este ano, enquanto que 5% devem demitir.
Cerca de oito a cada 10 empresários optam por contratar pessoas inexperientes e treiná-las na própria empresa.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::