Brasil, 17 de Junho de 2019

São Paulo: fusões e aquisições aumentam em 2018, diz KPMG

O número de fusões e aquisições realizadas pelas empresas no Estado de São Paulo aumentou no ano de 2018 em relação a 2017. No ano passado, foram fechados 468 negócios contra 440 no ano anterior, um aumento de 6,3%. Os dados constam da pesquisa de fusões e aquisições da KPMG realizada com 43 setores da economia brasileira.

Em 2018, os setores que realizaram mais fusões e aquisições foram os seguintes: companhias de internet (110); de tecnologia da informação (53); companhias de serviços (41); hospitais e clínicas de análises laboratoriais (28); instituições financeiras (25); real estate (22); óleo e gás (19); lojas de varejo (17); seguros (17); alimentos, bebidas e tabaco (15); Com relação ao tipo de transação em 2018, 275 domésticas (realizados por empresas brasileiras), 160 do tipo CB1, 17 de CB3, 15 de CB4 e 1 de CB5.

O aumento registrado em fusões e aquisições no Estado de São Paulo está alinhado com o crescimento no Sudeste quando são comparados os dados de 2018 e 2017. No ano passado, nessa região, foram 626 operações, contra 569 do ano anterior, um aumento de 10%.

Em termos nacionais, o número total de fusões e aquisições no Brasil bateu novo recorde histórico em 2018, com 967 transações concretizadas, um crescimento de 16,5% em comparação com 2017, quando foram realizadas 830 operações. Foi o segundo ano consecutivo de alta, considerando as 740 operações de 2016.

Além disso, o recorde no número de operações nacionais de 2018 também foi atingido em decorrência do aumento expressivo de transações domésticas, que saltaram de 378 em 2017 para 550 em 2018, um aumento 45,5%, atingindo agora o maior número de operações dessa natureza na história do Brasil.

Legendas

Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro

CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Twitter: http://www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com.br