Brasil, 25 de Junho de 2019

Saiba como aproveitar o horário de verão para economizar

Conheça práticas e produtos que, junto ao horário de verão, podem ajudar a reduzir gastos com energia elétrica

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão 2016/2017 economizou R$ 159,5 milhões devido à redução no uso de termelétricas, usinas que produzem eletricidade mais cara porque usam combustível para funcionar. Além disso, houve redução na demanda por energia no horário de pico de consumo noturno. Na região Sul, a queda foi de 4,3%, já no acumulado das regiões Sudeste e Centro-Oeste, a redução foi equivalente à metade da demanda no horário de ponta na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2018, o horário de verão começou no dia 4 de novembro e vai até 16 de fevereiro de 2019, oportunidade para economizar na conta de luz. Mas, o que fazer para reduzir o consumo de energia nesse período? O professor e engenheiro eletricista do Grupo Loja Elétrica João Carlos Lima, garante que, ao adotar pequenas ações em seu dia-a-dia, é possível economizar.

Dicas:

Dentro de casa

· Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que possuem vida útil maior e se alimentam com um gasto mínimo. Ou por lâmpadas de LED, ainda mais econômicas.

· Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas e portas abertas. Em caso de mesas de trabalho e de leitura, coloque-as próximas às janelas.

· No caso dos aparelhos de ar condicionado, mantenha os filtros sempre bem higienizados e use o termostato do aparelho para regular a temperatura e evitar sobrecargas.

· Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada, para realizar o trabalho de uma única vez.

· Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de estarem desligados, nesse modo, podem gerar um gasto mensal de até 12%. Uma boa solução é instalar um interruptor capaz de comandar as tomadas onde esses equipamentos estão plugados.

· Escolher aparelhos que vêm com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence). Ela classifica os equipamentos pelo consumo em faixas de A (mais eficiente) a D (menos eficiente).

· Mantenha a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado e regule a temperatura do aparelho de acordo com o consumo. Não forre as prateleiras para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico.

· Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.

Fora de casa

· Experimente instalar um sistema solar de aquecimento de água para abastecer toda a casa.

· Utilize fotocélulas (aparelhos que detectam a presença de movimento) em ambientes externos, para que as luzes acendam somente à noite.

No trabalho

· Quando for se ausentar, desligue o monitor do computador ou coloque a máquina em modo de economia de energia.

· No final do expediente, tire os aparelhos da tomada.

Sobre a Loja Elétrica

A Loja Elétrica é uma empresa mineira especializada na distribuição de materiais elétricos. Fundada em 1947, é líder em seu segmento no estado e conta, hoje, com 1200 colaboradores, 9 filiais e 6 lojas dedicadas (in company), além do Centro de Capacitação em Tecnologia (CCT), que oferece cursos para eletricistas e técnicos. Em 2014, inaugurou seu novo Centro de Distribuição, o maior do seu tipo na América Latina, com capacidade de armazenamento para mais de 50 mil itens.

A companhia trabalha com produtos nas áreas de elétrica, telecomunicações, automação industrial, cabeamento estruturado, CFTV, redes de computadores, segurança eletrônica e iluminação. Além das lojas instaladas em cinco cidades de Minas Gerais, o consumidor pode adquirir os produtos em todo o país pelo e-commerce do grupo: www.lojaeletrica.com.br

Notícias ::