Brasil, 14 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Black Friday: 97% pretendem comprar para uso próprio e, destes, 22% também querem adquirir para dar presentes

70% pretendem gastar mais de R$ 500 em compras para si e, dos que vão dar presentes para terceiros 67% querem investir menos de R$ 500, segundo o www.blackfriday.com.br

Black Friday é uma data na qual as pessoas usam para se presentear, segundo o www.blackfriday.com.br, idealizador do evento no Brasil. Pesquisa realizada pelo site aponta que a grande maioria dos consumidores, 97% deles, usa o evento para realizar compras para uso próprio, sendo que destes, 47% pretendem gastar mais de R$ 1.000,00 e 23% acima de R$ 500,00. E, além de comprar para si, 22% dos internautas pretendem também adquirir presentes para terceiros, sendo que 45% têm intenção de desembolsar menos de R$ 200,00, e 22% até 500,00.

"A data já se consolidou como uma data do "Eu mereço", com um ticket médio de mais de 30% acima de um dia normal, principalmente, pela compra de produtos mais caros, como smartphones, SmartTV's e Eletrodomésticos, os campeões de vendas no Black Friday - que são produtos que o consumidor pode esperar um pouco para comprar e aproveitar os descontos na data" comenta Ricardo Bove, diretor da www.blackfriday.com.br.

Na pesquisa, 76% já haviam feito alguma compra no evento, mais de 80% consumidores realizaram as compras da Black Friday em 2017 pela internet, sendo que 61% deles usaram um computador, 28% fizeram por smartphone ou tablet e 11% usando mais de um dispositivo - dados que corroboram com o perfil majoritariamente online da data no Brasil. O principal método de pagamento escolhido é o cartão de crédito, preferido por 78% dos pesquisados, 13% costumam utilizar o boleto bancário, 5% o débito e 4% de outros. 67% dos consumidores parcelaram as compras. E, o "preço" é um dos fatores mais importantes para 90% dos respondentes, seguido por "confiança na loja" com 59% e "custo de frete" com 38%. "A grande aderência da data pelo e-consumidor, reforça o conceito de quando lançamos o evento em 2010 pela internet, mas vemos cada vez mais a participação do varejo tradicional, principalmente, aqueles que têm canais omnichannel, já que 25% dos que compram online usam facilidades, como por exemplo: adquire o produto pela internet e retira na loja física" acrescenta o executivo.

Na edição de 2017 da Black Friday, a maioria comprou com planejamento, mas, 48% dos consumidores afirmam terem comprado por impulso, dentre essas compras, sendo smartphone o item adquirido por 35% dos pesquisados, seguido de eletrodomésticos por 28% e moda com 20%. "A data já consolidada traz mais segurança para o consumidor: ele planeja e estabelece prioridades dentro do seu orçamento, mas não perde uma oportunidade já que está sempre de olho nos preços" comenta Bove.

Ainda na edição do ano anterior, a pesquisa ressalta que mais de 87% tiveram experiência de compra Boa e Ótima, mais de 97% pretendem comprar em 2018 e acima de 94% indicariam o evento para amigos e parentes.

Perfil do Consumidor

Seguindo as características dos e-shoppers, dentre dos pesquisados 53% são mulheres e 47% homens. Um fato interessante é que 40% têm idade entre 45 e 64 anos, seguidos por 26% de 35 a 44 anos e 18% de 25 a 34 anos. "O movimento que percebemos é que as pessoas com mais idade (70% com 35 anos ou mais) têm capacidade financeira para realizar compras com tickets mais elevados, característica desta data, já consolidada como a mais importante do comércio eletrônico" comenta Bove.

O estudo foi realizado com 1.137 internautas, cadastrados ou que acessaram o site www.blackfriday.com.br, em outubro de 2018.

Pré-Black Friday

"A Black Friday já começou" brinca o executivo. Isto significa que no mês que antecede o evento é necessário que o consumidor se prepare. "Além de fazer as tradicionais pesquisas, o internauta precisa tomar atitudes simples, mas que podem ser essenciais para um bom aproveitamento no dia" acrescente Bove. As principais dicas são:

Pesquise e anote todos os preços do que você pretende comprar na Black Friday. Pode acontecer de aparecerem ofertas de oportunidade fora da data do evento e você não vai querer perder.

Atualize ou crie cadastro nos principais varejistas, seja no site ou aplicativo. Não se esqueça de confirmar se o endereço de entrega está correto;

Assegure que sua internet está funcionando bem, tanto no computador, quanto em dispositivos (smartphone ou tablet). Não seria legal ela travar no meio da compra.

Sobre o Busca Descontos

Portal com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos - www.buscadescontos.com.br - reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por e-mail. O Busca Descontos também promove uma série de datas importantes para o comércio eletrônico, as chamadas "big dates", como BlackFriday.com.br, Boxing Day, Cyber Monday e Brasil Game Day. Por meio delas, o portal ajuda a alavancar as vendas no e-commerce brasileiro ao mesmo tempo em que traz descontos e oportunidades aos consumidores.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::