Brasil, 18 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Como são formados os preços dos alimentos?

É comum nos depararmos com notícias sobre alta ou queda nos preços dos alimentos, em especial os hortifrútis. Nas idas ao mercado ou feiras, é possível notar a diferença de valorde um período para o outro. Mas, sabemos quais são os fatores que impactam nessa variabilidade?

Em entrevista para o Canal Coma Bem, o engenheiro agrônomo da CEASA, Ricardo Munhoz, explica que alimentos com menor durabilidade e dificuldade de armazenagem são mais suscetíveis a variações nos preços. "As frutas, legumes e verduras são produtos perecíveis, esse é o fator mais influenciador na variação das cotações", explica. “Se pudessem ser estocados, por exemplo, a oscilação com certeza seria menor”, acrescenta.


As adversidades climáticas - como chuvas excessivas, chuvas de granizo e seca -, também podem impactar, já que interferem no processo de desenvolvimento das culturas.
Ricardo também esclarece que qualquer questão que possa dificultar o transporte dos alimentos, especialmente dos produtos que são distribuídos longe das regiões produtoras, é mais um fator determinante para que os preços caiam ou subam. “Em geral, a formação do preço está diretamente relacionada a oferta e demanda, assim, qualquer problema que desequilibre essa balança - seja econômico, climático ou logístico -, causa alteração nas cotações”, diz.
Para conferir a entrevista completa, acesse:

Canal Coma Bem
O Canal Coma Bem é um projeto que reúne informações sobre como obter uma alimentação saudável e equilibrada. A participação do públicoé essencial para gerar o engajamento necessário para fortalecer as questões levantadas nos vídeos. A grade de programação é dividida por entrevista com personalidades e estudiosos ligados à alimentação às segundas-feiras; animações com dicas ao consumidor às quartas-feiras; e dúvidas da população e respostas de especialistas sobre os mais diversos temas às sextas-feiras. O projeto tem o apoio institucional da FMC Agricultural Solutions e as informações sobre a iniciativa podem ser acessadas em: Facebook, Instagram, Youtube e Site.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::