Brasil, 23 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Pequenos negócios paulistas registram queda de 3,4% no faturamento em julho

O comércio foi o único setor em que que as micro e pequenas empresas conseguiram aumentar a receita, diz Sebrae-SP

Julho foi um mês ruim para a maior parte das micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo. O faturamento real – já descontada a inflação – desses negócios sofreu queda de 3,4% na comparação com o mesmo mês de 2017. O comércio foi o único setor a apresentar desempenho positivo, com aumento de 7,7% no faturamento no período analisado. A indústria e os serviços registraram queda de 13,6% e 11%, respectivamente, no índice que o mede o valor real das vendas. A receita total das MPEs paulistas em julho foi de R$ 61,7 bilhões. As informações são da pesquisa mensal Indicadores, do Sebrae-SP.

Por regiões, apenas as MPEs do Grande ABC conseguiram elevar o faturamento em julho ante igual mês do ano passado: uma alta de 21,5%. O resultado robusto deve ser relativizado por conta da base fraca de comparação, pois em julho de 2017 os negócios de micro e pequeno porte do ABC tiveram o menor faturamento real da série histórica do indicador, que na região começou em 1999.

As MPEs do município de São Paulo amargaram uma diminuição de 13,9% no faturamento no período analisado. As MPEs do interior viram o índice cair 5,5% e os pequenos negócios da Região Metropolitana de São Paulo sentiram queda de 1,4% no faturamento em julho de 2018 sobre julho de 2017.

Quanto ao pessoal ocupado nas MPEs do Estado, houve em julho uma variação positiva de 0,1% em relação a julho de 2017. No mesmo período, o rendimento médio dos empregados apresentou crescimento real de 0,5% e o valor da folha de salários paga pelas MPEs subiu 1,7%, já descontada a inflação.

Microempreendedor Individual
Ao acumular uma receita total de R$ 4,2 bilhões em julho deste ano sobre julho do ano passado, os Microempreendedores Individuais (MEIs) registraram alta de 7,5% no faturamento real no período, o que representa a 13ª elevação consecutiva no índice na comparação de um mês com igual mês do ano anterior, revela a pesquisa do Sebrae-SP.

A inflação sob controle tem ajudado na recuperação do nível de consumo básico, favorecendo assim os resultados dos MEIs, que têm nas compras das famílias sua principal fonte de receita, principalmente no caso do comércio e de serviços.

Os MEIs do comércio registraram o maior aumento no faturamento, de 12,9%, ante julho do ano passado. Os MEIs do setor de serviços tiveram elevação de 8,3% na mesma comparação. A indústria destoou e encerrou julho com retração de 2,8% na receita.

Na análise por regiões, o melhor desempenho foi dos MEIs do interior, com crescimento de 10,3% no faturamento em julho em relação a julho de 2017. Os MEIs localizados na região metropolitana de São Paulo tiveram aumento de 4,9% na receita.

Expectativas
Para 47% dos donos de MPEs, o faturamento do negócio ficará estável nos próximos seis meses (52% pensavam assim em agosto de 2017). 28% dos proprietários de MPEs acreditam em aumento da receita da empresa, ante 32% um ano antes, e 5% falam em piora (7% há um ano).

Entre os MEIs, 47% preveem elevação no faturamento sobre 48% em agosto do ano passado. Na opinião de 44% dos MEIs haverá estabilidade (42% há um ano) e 5% falam em diminuição de receita; eram 7% em agosto de 2017.

Em relação à economia do País, 52% dos proprietários de MPEs aguardam estabilidade nos próximos seis meses, ante 45% há um ano. Outros 18% dos donos de MPEs esperam melhora (26% em agosto de 2017). Por outro lado, 8% aguardam piora, bem menos do que os 16% que pensavam assim há um ano.

Na opinião de 55% dos MEIs, a economia ficará estável nos próximos seis meses, ante 45% há um ano. Para 28%, a situação vai melhorar (35% um ano atrás) e 12% falam em piora do cenário (17% um ano antes).

A pesquisa

A pesquisa Indicadores Sebrae-SP foi realizada com apoio da Fundação Seade. Foram entrevistados 1,7 mil proprietários de MPEs e 1 mil MEIs do Estado de São Paulo durante o mês de referência. No levantamento, as MPEs são definidas como empresas de comércio e serviços com até 49 empregados e empresas da indústria de transformação com até 99 empregados, com faturamento bruto anual até R$ 4,8 milhões. Os MEIs são definidos como os empreendedores registrados sob essa figura jurídica, conforme atividades permitidas pela Lei 128/2008. Os dados reais apresentados foram deflacionados pelo INPC-IBGE.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::