Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Investir em tecnologia é essencial para desenvolvimento econômico

Diretor da Fapesp comenta os desafios da ciência, tecnologia e inovação para o próximo presidente

As eleições ocorrem em meio a uma profunda crise econômica, institucional e política. O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP reunirá renomados especialistas para debater propostas para o Brasil, com foco na economia, educação, inovação, gestão pública e saúde. Serão cinco encontros, cinco propostas consideradas imprescindíveis para destravar áreas-chave no desenvolvimento do País, que servirão de base para a elaboração de uma carta aos candidatos das eleições presidenciais. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), falou sobre as propostas nos temas Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ele comenta que, no Brasil, temos o enorme desafio de voltar a crescer e aumentar a produtividade da economia, estagnada há décadas. Segundo o professor, o grande determinante da produtividade nos outros países é a tecnologia. Há um conjunto de novas tecnologias surgindo em todo o mundo, e não podemos ficar atrasados nisso, não só pela aspiração de fazer parte dos que inovam em tecnologia, mas porque elas serão essenciais para melhorar a economia brasileira.

De acordo com ele, a capacidade científica que existe nas universidades é boa. Ainda que tenham pontos a serem melhorados, há um conjunto expressivo de pesquisas nos programas de pós-graduação. Para o especialista, o principal gargalo nesse aspecto é conseguir motivar as empresas a terem estratégias de inovação mais robustas e ousadas. É preciso encontrar maneiras de estimulá-las. As empresas não inovam apenas porque os governos querem, elas inovam por causa da necessidade de competição do mercado.

Carlos Américo Pacheco destaca o boom de startups surgindo no País e o impacto disso no ambiente universitário e junto às grandes empresas. Isso ressalta a necessidade de cuidar da qualidade de pesquisa acadêmica, pois boa parte das startups têm surgido de alunos da graduação e da pós-graduação. Ele diz que a “geografia” do Programa Inovativo da Pequena Empresa (Pipe) da Fapesp está em torno das universidades de pesquisa, como a USP, o ITA e a Unicamp. “Acho que, nos próximos anos, as universidades de pesquisa em São Paulo vão se transformar em hubes de inovação. Seu entorno será formado por empresas inovativas que querem formar alianças”, comenta o professor.

No dia 17 de setembro, as propostas para ciência, tecnologia e inovação (CT&I) serão debatidas por Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da Fapesp, e Fernanda De Negri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O IEA se localiza no campus Butantã da Universidade de São Paulo, no térreo do prédio da Administração Central (Bloco L)


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo