Brasil, 20 de Janeiro de 2020

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como organizar uma empresa gerando trabalho em cooperação econômica

Por Rosalvi Monteagudo*

Para dar continuidade às sugestões de "Economia Solidária; Novas Regras" (livro lançado recentemente na Bienal do Livro 2018 – Editora Scortecci), é necessário criar uma nova empresa, via software, a fim de formar de maneira prática um meio de implementá-la, através de uma iempresa, gerando trabalho em cooperação econômica; Além de uma proposta para a autonomia na organização da iempresa e do mercado interno.

A partir da revisão das regras do cooperativismo são sugeridas soluções como meio para distribuir equitativamente as reivindicações humanas. Sem dúvida um novo sistema é possível pelo uso da moderna tecnologia da informação e comunicação-TIC. A produção deve ser própria sem uma economia dirigida, mas com uma economia distribuída com justiça em procura da equidade para suprir as necessidades.
A geração de trabalho é diferente da imposta de cima para baixo, pois se criam necessidades, de acordo com seus interesses ao levantá-las de baixo para cima e gerar trabalho.

O sistema de distribuição dá origem às classes sociais, e a falta de uma distribuição de renda reforça essa desumana classificação. Os trabalhadores contribuem para a produção de tudo que consomem, uma vez que o capital formado tem como base a produção do trabalho, muda essa situação se todos forem cooperadores/donos e usuários do capital. A proposta é através de uma moderna empresa compartilhar em equidade a produção para organizar o trabalho e o consumo, socializando-os.

Com o predomínio do capitalismo e da economia de mercado, os governos não estão sabendo dar um rumo á economia interna. Este sistema prejudica a paz no globo e persiste pela falta de educação, baseado em regras e princípios errôneos. A falta de um comércio autônomo entre as nações tem prejudicado a geração de trabalho.
Portanto, se comercializar o valor do know-how, gerar trabalho e desenvolvimento no globo, numa justa ação para a humanidade. Importam muitos produtos que poderiam ser fabricados em nosso País, prejudicando a geração de trabalho que contribui para a evasão dos povos no globo. O valor do capital precisa ser substituído pelo do trabalho com uma mão de obra educada e treinada, para cumprir com o maior dever social, gerar trabalho e distribuir renda.

No capitalismo predomina o lema de ganhar dinheiro a qualquer preço e o cooperativismo ressurge para ciar um mundo mais justo, pois dessa forma dará paz a humanidade. Porém, precisa ser revisto para se adequar a essa quarta revolução industrial e tecnológica.

Ao ler o "Estadão" do dia 05/08 pág, A16 sobre "Escolas focam em alfabetização para a vida online e em formar criadores digitais". Várias escolas já estão se modernizando e é uma ação das escolas particulares e públicas, e é também uma tendência mundial. Acho oportuno ensinar os jovens a criarem seu trabalho organizarem-se em cooperação econômica e compartilha dos recursos via software e ensinar a "Educação Cooperativa". "E para que o aluno desenvolva um olhar crítico e explore ao máximo as possibilidades desses recursos." pág. A9.

* Rosalvi Monteagudo é contista, pesquisadora, professora, bibliotecária, assistente agropecuária, funcionária pública aposentada e articulista na internet.
Mestre em Cooperativismo pelo CEDOPE/UNISINOS (São Leopoldo, RS) e autodidata, lê e estuda sobre Economia e o forte papel que exerce no social.
Sensível às necessidades brasileiras, analisa, observa atentamente e passa a refletir o saber. E preciso um reexame das regras e princípios que evoluem o terceiro Setor como meio de cooperar com os problemas socioeconômicos do país. Percebe Sua importância para a época atual e Começa a estudá-lo profundamente. Publica vários artigos. Cria o COOPSOVr, que são novas regras via software, a fim de beneficiar-se da redução do custo on-line.
Foi editora responsável do boletim informativo do ICA/SAA, São Paulo, no qual criou o espaço "Comentários; repensando o cooperativismo". Organiza cursos, conferências, estandes em feiras etc. Exerce várias atividades concomitantes, como voluntária na Pastoral da Criança, presidente- fundadora da Econsolidaria, além de constituir e participar de diversas associações. Empreendedora socioeconômica, participou ativamente de oficinas palestras do Fórum Social Mundial, de 2002a 2005.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS