Brasil, 19 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Fundo CPP soma C$366,6 bilhões no primeiro trimestre do exercício de 2019

O Fundo CPP encerrou o primeiro trimestre do exercício de 2019, findo em 30/06/2018, com ativos líquidos de C$366,6 bilhões (dólares canadenses), ante C$356,1 bilhões no encerramento do exercício de 2018. O incremento de C$10,5 bilhões em ativos no trimestre foi composto por C$6,6 bilhões de lucro líquido após todos os custos do CPPIB e C$3,9 bilhões em novos aportes líquidos no Plano de Pensão Canadense (CPP).

O Portfólio de Investimentos alcançou taxas de retorno nominal líquido para 10 e 5 anos de 8,0% e 12,3%, respectivamente, e retorno trimestral de 1,8%. As taxas de retorno são líquidas dos custos do CPPIB.

No Brasil, o fundo anunciou uma meta de R$ 500 milhões de investimento para uma participação de 20% na recém estabelecida Goodman Brazil Logistics Partnership para investir em ativos logísticos e industriais inicialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Lançado pelo Goodman Group, a Parceria de R$ 2,5 bilhões conta ainda com os investidores globais APG, First State Super e GIC.

"Apesar do bom desempenho em todos os departamentos de investimento, o destaque ficou por conta da área de private assets. Os mercados globais de renda variável mantiveram desempenho positivo neste trimestre, contribuindo para o crescimento do Fundo", destacou Mark Machin, Presidente e CEO do Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB). "Embora o nosso foco seja de entregar taxas médias de retorno sólidas muito além de 5 e 10 anos, o excelente desempenho de hoje serve de amortecedor para o Fundo em uma inevitável queda futura do mercado. Estamos confiantes de que a nossa estratégia de investimento irá continuar atendendo o Fundo durante diversos ciclos econômicos".

O CPPIB continua desenvolvendo um portfólio voltado a obter a maior taxa de retorno possível a níveis adequados de risco, levando em consideração seu horizonte de investimento excepcionalmente longo. Desse modo, os resultados de longo prazo são uma medida mais adequada do desempenho dos investimentos do CPPIB do que retornos registrados em um dado trimestre ou exercício fiscal.

Sustentabilidade de Longo Prazo

O CPPIB registrou uma taxa de retorno nominal anualizado de 10 anos de 8,0%, representando uma taxa líquida real de 6,4%, superior à premissa do Atuário Chefe em seu relatório de retorno médio de 3,9% sobre um horizonte de 75 anos. A taxa real de retorno é divulgada líquida de todos os custos do CPPIB, em linha com a abordagem do Atuário Chefe.

A cada três anos, o Departamento Atuarial do Canadá realiza uma revisão independente da sustentabilidade do CPP para os próximos 75 anos. Na última revisão trienal, divulgada em setembro de 2016, o Atuário Chefe canadense reafirmou que, em 31 de dezembro de 2015, o CPP continuava sustentável a uma taxa de contribuição de 9,9% ao longo dos próximos 75 anos cobertos pelo relatório atuarial. As projeções do Atuário baseiam-se na premissa de que a potencial taxa real de retorno do Fundo, que considera o impacto da inflação, seja em média de 3,9% ao longo do período de 75 anos.

O Relatório Atuarial confirmou que o desempenho do Fundo superou as projeções para o período de 2013-2015, uma vez que a receita financeira ficou 248%, ou C$70 bilhões, acima do esperado.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo