Brasil, 18 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

5 principais erros na emissão de NF-e Não armazenar os arquivos XMLs

A legislação é clara: é preciso guardar as notas fiscais por um período de 5 anos. Muitas empresas acabam não armazenando esses documentos, pois acreditam (e esperam) não enfrentar problemas com seu consumidor.

Mas é imprescindível é guardar esses arquivos e evitar até mesmo uma multa de até mais de R$ 1 mil por NF-e perdida. Nenhum negócio quer ter esse tipo de prejuízo, não é mesmo?

Não ter os documentos organizados e seguros

É comum em muitas empresas, gastar tempo e colaborador para encontrar uma nota fiscal. Colocar todas em uma única pasta ou até mesmo dividí-las em seu computador pode render um prejuízo de tempo.

Por isso, a nossa dica é: invista em um sistema que ofereça uma consulta rápida por todas as NF-e já emitidas. Assim, você protege todos os arquivos e mantém de forma organizada.

Pensar que a DANFE é a nota fiscal

A DANFE, como o próprio nome já diz, é um documento auxiliar da nota. Ou seja, ela não tem qualquer validade jurídica. É comum muitas empresas acharem que ela ou até o mesmo o papel impresso tem o mesmo peso que a NF-e.

Ela é utilizada para caso de contingência (provar o valor da mercadoria, origem do produto durante uma possível fiscalização do transporte). Caso os dados da emissão de NF-e sejam diferentes da DANFE, o empreendedor pode pagar uma multa de até 100% do valor do item.

Erros no preenchimento

Esse é de longe um dos erros mais comuns na hora da emissão de NF-e: preencher dados errados na nota fiscal. Além de um perda de tempo, esse é um dos motivos para muitas empresas caírem nas garras do Fisco.

Tenha cuidado com informações incorretas, incompletas ou até mesmo desatualizadas.

Esquecer de corrigir erros

“Depois eu faço”, deveria ser eleita a frase mais dita pelos empreendedores ao errar na emissão de NF-e. É comum deixar para outra hora ou dia corrigir o erro da nota fiscal e, com isso, a informação incorreta cai no esquecimento.

A dica é: nunca deixe para depois. O dia a dia é corrido, mas fazer a correção em outro momento pode tornar o prejuízo ainda maior.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo