Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Proporção de famílias paulistanas endividadas cai pelo terceiro mês seguido e atinge 49,4% em junho, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, famílias evitam se comprometer com dívidas em virtude das incertezas no cenário econômico

O número de famílias paulistanas endividadas caiu pelo terceiro mês consecutivo, passando de 1,99 milhão em maio para 1,92 milhão em junho. Assim, a taxa de endividamento ficou em 49,4%, 1,7 ponto porcentual (p.p.) inferior aos 51,1% de maio. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve ligeira redução de 0,3 ponto porcentual. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A taxa de inadimplência, ou seja, a proporção de famílias que não conseguiram quitar suas dívidas até a data de vencimento, permaneceu tecnicamente estável, passando de 19,3% em maio para 19,2% em junho. São mais de 750 mil famílias nessa situação. O porcentual de famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso no próximo mês caiu de 9% em maio para 8,1% em junho, praticamente igual ao apurado no mesmo mês do ano passado (8,2%).

Pouco mais da metade das famílias inadimplentes (51,7%) declararam ter contas em atraso por mais de 90 dias. O restante está dividido de forma parecida entre até 30 dias (24,2%) e entre 30 e 90 dias (22,3%).

Na segmentação por faixa de renda, as famílias com renda mensal de até dez salários mínimos foram as que tiveram maior redução no endividamento. Para esse grupo, a taxa caiu de 56,3% em maio para 54,2% em junho. Para as que têm renda superior aos dez salários mínimos, o endividamento ficou praticamente estável: 35,5% ante 35,9% de maio.

Em relação às famílias inadimplentes, no grupo de renda acima de dez salários mínimos houve um pequeno aumento da taxa, de 6,7% para 7,4%. Para o grupo abaixo dessa faixa, a proporção passou de 25% para 24,5%.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a queda do endividamento ao longo dos últimos três meses e a estabilidade da inadimplência demonstram que as famílias paulistanas estão evitando se comprometer com dívidas, mas, ao mesmo tempo, com dificuldades de pagar os compromissos já feitos. Esse quadro é um reflexo da lenta recuperação do mercado de trabalho, afinal, é o emprego que dá garantia e segurança para que elas contraiam crédito.

Tipo de dívida
O cartão de crédito seguiu como o principal tipo de dívida, com 70,1%, tecnicamente igual ao mês anterior (70,2%). Entretanto, ficou 1,9 p.p. abaixo do registrado em junho de 2017.
Na segunda posição apareceram os carnês, com 16%. Na sequência, vieram financiamento de carro (13,6%), crédito pessoal (12,7%) e financiamento de casa (10%). Os demais tipos de dívida, como cheque especial, pré-datado, consignado, ficaram abaixo dos 10%.

Metodologia
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista.

O objetivo da PEIC é diagnosticar o nível de endividamento e de inadimplência do consumidor. A partir das informações coletadas, são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, porcentual de inadimplentes, intenção de pagamento de dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda. Tais indicadores são observados considerando duas faixas de renda.
A pesquisa permite o acompanhamento do nível de comprometimento do comprador com as dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 137 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::