Brasil, 22 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Brasileiros avaliam qualidade de vida em 6,4, aponta pesquisa do Viva Real

Levantamento mostra que Rio de Janeiro tem pior nota para qualidade de vida com 6,1; estudo foi realizado em 12 capitais do país

Cada vez mais buscada, a qualidade de vida é um conjunto de condições que contribuem para o bem físico e psicológico dos habitantes de todo mundo e serve para medir diversos atributos. Pensando em entender a qualidade de vida brasileira, o Viva Real, empresa do Grupo ZAP, elaborou a pesquisa “Mapa da Qualidade de Vida 2018 - Viva Real”, junto a moradores* de 12 capitais** do país para decifrar diversos temas que envolvem o assunto. Ao todo, as capitais representam 28% do PIB brasileiro.

Questionados sobre qualidade de vida atual, 68% dos respondentes citaram notas de 7 a 10, portanto a percepção é positiva, com nota média de 6,4, em uma escala de 0 a 10, sendo 0 péssimo e 10 excelente. A cidade com maior nota média é Florianópolis (7,0), e a pior nota média é Rio de Janeiro (6,1).

Os respondentes ressaltaram o que - para eles - é importante para se ter uma boa qualidade de vida, dentre os principais pontos justificados entre mais satisfeitos com seu momento atual estão: saúde, estabilidade financeira, relações pessoais, pouco tempo trânsito e boa alimentação. Já entre os que deram notas baixas, os pontos a melhorar são: sensação de segurança, estabilidade financeira, prática de exercícios, lazer, ter ou quitar a casa própria e ter mais tempo livre.

Dentro da pesquisa é possível realizar uma análise pela geração (X, Y e baby boomer) e classe social. As três gerações deram nota 6,3 para qualidade de vida. Já em classe social, quanto maior o poder aquisitivo, maior a percepção de qualidade de vida, com classe A e B (6,8), C (6,4) e D/E (6,0).

Para a Gerente de Inteligência de Mercado do Grupo ZAP, Cristiane Crisci, a demanda por qualidade de vida será cada vez maior. “Viver em centros urbanos traz benefícios, como mais opções de trabalho e estudo, em contrapartida sabemos que há alguns fatores negativos como poluição e trânsito. Ao lançar a pesquisa, o Viva Real visa medir fatores que levam à Qualidade de Vida, assim como pontos a serem melhorados na visão dos moradores das principais capitais brasileiras”, explica.

Em definição o que é qualidade de vida para os entrevistados em poucas palavras, os termos mais citados foram: paz, tranquilidade, segurança e saúde.

* Pesquisa realizada com 3.990 respondentes

** Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Sobre o Viva
​ ​​ ​
Real que faz parte do Grupo ZAP, é uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel. São mais de 5 milhões de anúncios para compra e locação em mais de mil cidades brasileiras reunidos em um só lugar.

Com mais de 18 milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis, o VivaReal é líder em seu segmento de atuação e está presente com escritórios locais em 14 cidades brasileiras.

Sobre o Grupo ZAP

O Grupo ZAP nasceu da fusão dos portais ZAP e Viva Real - líderes nacionais do mercado imobiliário. A nova empresa, que continua a fazer parte do Grupo Globo, é muito mais que classificados de imóveis. Ela oferece uma solução completa para todo o segmento de imóveis, por meio de suas ofertas de produtos, inteligência de dados, serviços e informações de credibilidade que geram ganhos e decisões mais precisas para quem está envolvido no processo.

Mensalmente, o grupo gera 4 milhões de contatos de interessados para 8 milhões de anúncios de imóveis e recebe 40 milhões de visitas, a maior audiência qualificada do mercado.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::