Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Consolidação de Débitos Tributários incluídos no PRT (MP nº 766/2017) deverá ocorrer até 29/06/2018

Foi publicada a Instrução Normativa ("IN") nº 1.809/18, na qual a Receita Federal estabelece os procedimentos para a consolidação dos débitos tributários incluídos no Programa de Regularização Tributária ("PRT"), instituído pela Medida Provisória ("MP") nº 766/2017.

No final do ano passado, a Receita Federal havia regulamentado os procedimentos relativos à consolidação dos débitos previdenciários incluídos no PRT, recolhidos por meio de Guia da Previdência Social ("GPS"), conforme noticiado em nosso site.

Agora com a IN nº 1.809/18 a Receita Federal regulamenta a prestação das informações para a consolidação dos demais débitos tributários, inclusive dos débitos previdenciários que foram recolhidos por meio de Documentação de Arrecadação de Receitas Federais ("Darf").

As regras estabelecidas na IN em questão aplicam-se à opção para pagamento à vista e liquidação do restante da dívida consolidada: (i) com utilização de créditos decorrentes de prejuízo fiscal de IRPJ ou de base de cálculo negativa da CSLL, ou de outros créditos próprios referentes a tributos administrados pela Receita Federal; ou (ii) mediante parcelamento na forma do PRT.

A consolidação deverá ocorrer impreterivelmente no período de 11 a 29 de junho de 2018, nos dias úteis,exclusivamentepode meio do site da Receita Federal.

Para a consolidação, o contribuinte precisa ter quitado o valor mínimo de 20% da dívida consolidada e estar em dia com todas as prestações devidas, quando se tratar de parcelamento.

A consolidação em questão terá por base o mês do requerimento de adesão ao parcelamento ou ao pagamento à vista com utilização de créditos.

Departamento Tributário do Felsberg Advogados se encontra à disposição para auxiliá-los na consolidação ou para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais ao tema acima. Em caso de dúvidas, favor contatar Anna Flávia Izelli Greco (), Ivan Campos () ou Rodrigo Prado ().

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::