Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Uso de crédito saudável contribui com a economia do país

Quanto maior é a taxa de juros, maior é a parte da renda que vai para o banco. Já com um crédito saudável, menos renda é direcionada ao pagamento de dívidas e mais dinheiro fomenta a economia

Quem pensa em tomar crédito lembra, quase que imediatamente, das altas taxas de juros e prazos curtos para pagamento das dívidas. O que muitas pessoas ainda não sabem é que é possível contratar crédito de maneira consciente, o que abre inúmeras possibilidades para a população e até para a própria economia. Com menos dívidas, é possível administrar melhor o dinheiro, investir em negócios próprios e ajudar na movimentação do mercado.

No Brasil, as operações de crédito mais utilizadas ainda são aquelas com taxas altas, por isso existe uma grande parte da renda da população comprometida com o pagamento de dívidas, cenário que é bem diferente dos países desenvolvidos, onde a oferta de créditos considerados saudáveis é maior.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o volume total de crédito disponível para pessoas físicas é 35 vezes maior do que no Brasil. Destacando apenas a oferta de crédito imobiliário, que tem taxa de juros reduzida, essa diferença é ainda maior: a cada U$ 1 em crédito imobiliário disponível para o brasileiro, há U$ 76 para o americano. No entanto, a parte da renda dos brasileiros comprometida com o pagamento de dívidas é mais que o dobro da fatia que os americanos destinam para o mesmo fim.

Ou seja, isso demonstra que um crédito saudável gera uma economia mais saudável, já que não é a tomada de crédito que gera endividamento, e sim a contratação de empréstimos caros pelo consumidor, com juros altos e pouco prazo. Desta forma, buscando um crédito consciente, é possível organizar as finanças e ainda investir. Com uma parte menor da renda reservada para os bancos, há mais dinheiro para quitar dívidas, ter mais lazer, comprar algo, ou fazer uma viagem.

"Muitos brasileiros acreditam que todo empréstimo é ruim por já terem tido más experiências no passado e também por conhecerem apenas as linhas mais tradicionais de crédito. Porém, hoje, principalmente com a chegadas das fintechs, que surgem para sanar ineficiências do mercado, é possível contratar empréstimos com parcelas que cabem no bolso e com dinheiro de sobra para fazer investimentos, mantendo o orçamento da família saudável", explica Maria Teresa Fornea, cofundadora da Bcredi, fintech que oferece crédito imobiliário de forma rápida e descomplicada em um processo 100% online.

Crédito saudável

Uma boa opção de empréstimo consciente, que dispõe de taxas menores de juros e prazos maiores para pagamento, é o crédito com garantia de imóvel. Apesar de essa ser a linha de crédito mais segura e mais indicada pelo mercado financeiro, quando se fala em colocar o imóvel como garantia muitas pessoas pensam que o banco ou a instituição financeira querem tomar sua casa, quando, na verdade, é exatamente o contrário.

Nesse caso, o imóvel serve, justamente, apenas como garantia, para baratear os juros na tomada de empréstimo. Isso porque, para definir a taxa de juros do crédito, os bancos ou instituições financeiras levam em conta dois fatores: o risco de inadimplência e os custos da operação. Assim, quanto menos garantia, mais juros! Na Bcredi, por exemplo, o bem colocado como garantia reduz a taxa de juros a 1,15% ao mês. A fintech ainda oferece o diferencial de liberar o crédito em até 10 dias, enquanto nos grandes bancos esse processo pode levar cerca de três meses.

"Ainda existe uma certa resistência em colocar imóveis como garantia para obtenção de crédito, mas essa é uma barreira fácil de ser vencida diante das vantagens que traz: é possível economizar quase 80% do que é pago mensalmente em juros em modalidades muito mais populares como o cheque especial e o rotativo do cartão de credita", finaliza Maria Teresa.

Quer saber mais sobre o impacto do crédito consciente na economia? Confira o vídeo em que a CEO da Bcredi fala um pouco mais a respeito do tema:

Sobre a Bcredi

A fintech Bcredi nasceu com o objetivo de se tornar a empresa líder em serviços financeiros ligados a produtos de crédito imobiliário: Crédito com Garantia de Imóvel e Financiamento para Aquisição de Imóveis. A fintech disponibiliza um processo 100% online, ofertando crédito de forma rápida e descomplicada, com uma das menores taxas do mercado. www.bcredi.com.br

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::