Brasil,

Fevereiro é positivo para a produção de móveis gaúchos

Crescimento foi de 1,1% na comparação com janeiro e no acumulado do ano a alta foi de 4,2%

A produção de móveis no estado do Rio Grande do Sul foi de 6 milhões de peças no mês de fevereiro, registrando crescimento de 1,1%, em relação a janeiro. No acumulado do ano, a produção industrial no estado também cresceu, atingindo 4,2%. O mercado nacional, cuja produção de móveis em volumes foi de 34,5 milhões de peças no segundo mês de 2018, no entanto, não seguiu a crescente do estado gaúcho e apresentou queda de 7,3% ante janeiro. Os dados estão no relatório Conjuntura e Comércio Externo do Setor de Móveis no Brasil, elaborado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

Em se tratando do consumo aparente de móveis, o volume no Estado foi de 5,8 milhões de peças, progresso de 1,6% em fevereiro, enquanto no acumulado do ano houve alta de 4,8%. Os resultados positivos vão ao encontro dos números da indústria de móveis brasileira que no acumulado do ano até fevereiro atingiu 10,5% em volume.

O saldo de emprego na indústria moveleira, em fevereiro também foi positivo com as admissões ultrapassando as demissões em 551 vagas.

Para Volnei Benini, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), os números comprovam a tímida, porém real, reação do setor. “Estamos trabalhando duro para voltarmos aos patamares dos anos anteriores, em que os números refletiam a grandiosidade do setor”, aponta.

Varejo

As vendas do comércio varejista de móveis no Rio Grande do Sul sofreram queda de 13,8% em volume e 13,9% em valores. No acumulado do ano, o varejo em volume apresentou elevação de 8,2% e de 7,6% em valores das receitas. Os percentuais seguem uma tendência nacional, com quedas de 17,4% em volume de peças e 17,5% em valores das receitas, com relação a janeiro.

Exportações em março

Bons resultados também para as exportações do Rio Grande do Sul que registraram incremento, em março, de 28,6%, alcançando US$ 17 milhões. As importações também cresceram expressivamente, 56%, atingindo US$ 4,5 milhões. Com a alta registrada também no mês de fevereiro, de 26,8%, o saldo da balança comercial em janeiro ficou positivo em US$ 12,5 milhões.

Nacionalmente, as exportações somaram US$ 155,1 milhões entre janeiro e março de 2018, resultado que representa crescimento de 10,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2017. Desse total, merecem destaque as exportações de móveis para os Estados Unidos, com participação de 27,2% dos valores exportados e um aumento de 15,7% em relação ao ano passado. Em 2º lugar no ranking aparece o Reino Unido com 11,9% de participação, e avanço de 10,9% nos valores importados frente ao acumulado de janeiro a março de 2017. A Argentina fica em 3º lugar, com 9,7% do total e alta de 4,2% em comparação com 2017.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: