Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Grupo Lwart fecha 2017 com investimentos de R$ 3,4 milhões em projetos na comunidade

Focados em educação, social, cultura, esporte e preservação ambiental, os investimentos foram aplicados via projetos de incentivos fiscais e próprios O Grupo Lwart, que há mais de 40 anos desenvolve e apoia inciativas a favor da comunidade de Lençóis Paulista e região, destinou, em 2017, R$3,4 milhões para patrocínios, doações, projetos próprios e via incentivos fiscais, promovendo ações nas áreas da educação, social, cultura, esporte e preservação ambiental. Foram investidos cerca de R$ 900 mil em iniciativas próprias, como o Projeto Formação de Líderes, Programa de Voluntariado, e ações culturais, esportivas e sociais coordenadas por instituições públicas ou filantrópicas da região de Lençóis Paulista. Os cerca de R$ 2,5 milhões restantes foram repassados via projetos de incentivos fiscais, como Lei Rouanet/Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), ProAC (Programa de Ação Cultural), PIE (Programa de Incentivo ao Esporte), LIE (Lei de Incentivo ao Esporte), FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Lei do Idoso.

De acordo com Carlos Renato Trecenti, Presidente do Grupo Lwart, “em 2017, mantivemos o nosso compromisso com o desenvolvimento de toda a comunidade da região, e assim seguiremos nos próximos anos. Ser uma empresa ativa, que contribui de diversas formas para o aprimoramento cultural e a formação de cidadãos conscientes sempre estará no nosso foco de atuação”. Incentivo à Cultura e Esporte No início de 2017, o Grupo Lwart se tornou patrocinador da equipe de basquete Gocil/Bauru, campeã brasileira do NBB 2016-2017, com o apoio da Lei de Incentivo nº 11.438/2006, retomando a forte ligação com o esporte e, mais de perto, com o basquete, apostando no incentivo e na massificação do esporte. A iniciativa permitiu ainda a expansão do projeto social de categorias de base da equipe bauruense, em várias escolas municipais da cidade de Bauru, contemplando centenas de crianças e possibilitando a formação de jovens atletas. O patrocínio foi renovado para a temporada do NBB 2017-2018, agora com a nova equipe Sendi/Bauru Basket. Plano Anual de Atividades e Manutenção do Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti” Mantendo a forte parceria com o município de Lençóis Paulista, o Grupo Lwart deu apoio ao Plano Anual de Atividades e Manutenção do Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti” (via Lei Rouanet), permitindo a vinda de atrações diversas (e gratuitas) para toda a comunidade. A verba também foi destinada para manter a boa conservação do espaço, beneficiando quase 100 mil pessoas. Em 2018, o patrocínio será continuado, com a aprovação do novo Plano Anual.

O projeto “Era Uma Vez...Brasil” (Lei Rouanet) foi o destaque cultural apresentado pelo Grupo Lwart no ano. Realizado entre abril e novembro, em três etapas - como um acampamento com 100 alunos -, permitiu a 15 alunos das escolas públicas de Lençóis Paulista e Macatuba (além de dois professores), fazer um intercâmbio de 10 dias em Lisboa, Portugal. Na viagem, além de diversas atividades e visitas culturais a sítios históricos da capital portuguesa, encontros com o prefeito Fernando Medina e o escritor Laurentino Gomes. Contemplando mais de cinco mil estudantes nas cidades onde foi realizado, em São Paulo, Pernambuco e Bahia, o projeto valorizou a pesquisa sobre a história e cultura do Brasil, estimulando também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual. As atividades realizadas tiveram foco na relação histórica entre Brasil e Portugal. E devido ao sucesso da iniciativa, uma nova edição do projeto acontecerá a partir do mês de março de 2018, nas cidades de Lençóis Paulista e Macatuba, também com o patrocínio do Grupo Lwart. No mês de junho, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, foi a vez do projeto “Comitiva Arte Digital”, que inseriu jovens na cibercultura e estimulou a criação e produção artística de obras de diversas linguagens por meio das ferramentas digitais.

Voltado a adolescentes estudantes do 8º e 9º anos da Rede Pública/Particular de Ensino de Lençóis Paulista, reuniu 100 alunos que participaram das oficinas, dentro da temática “Conscientizar para Preservar”. O evento de encerramento no Bairro do Caju contou com mais de 300 pessoas. No mês de outubro, também aconteceu a 11ª edição do Dia de Fazer o Bem, que dentre as diversas atividades realizadas durante o final de semana com a participação de 301 voluntários - impactando mais de 950 pessoas da região -, contou com as atividades na Escola Guiomar (Caju), apresentações musicais de Maracatu e do Projeto Revirando. Além disso, o evento arrecadou 8.593 litros de leite durante a ação de doação realizada nos mercados locais, que beneficiaram 10 entidades assistenciais dos municípios de Lençóis Paulista e Macatuba, como APAE, Casa Abrigo Amorada, Casa Abrigo Nosso Lar, Rede de Combate ao Câncer, Lar dos Vicentinos, Lar dos Desamparados e Recanto dos Velhinhos.

No ano passado, o Grupo Lwart foi o patrocinador do Festival do Livro de Lençóis Paulista (também via ProAC), que chegou à sua 9ª edição e trouxe para a comunidade da região dezenas de atrações durante os oito dias. Entre elas, o concerto “Orquestra Municipal de Sopros convida Eduardo Santhana”, no lançamento, e o escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão como patrono. Mais de 15 mil pessoas prestigiaram o evento. Na área esportiva, a empresa realizou a 18ª Etapa do Circuito Cidades Paulistas de Corrida de Rua e Caminhada (PIE), projeto que contou com mais de 2.000 participantes, entre atletas profissionais e amadores. Além de tudo, os participantes contribuíram com a Rede de Combate ao Câncer de Lençóis Paulista e Macatuba, doando dois litros de leite longa vida na inscrição. Projetos Próprios O Grupo Lwart investe em projetos próprios dirigidos aos jovens da região, como o Projeto Escola, que leva alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas locais a conhecer o Grupo Lwart e os incentiva a continuarem os estudos por meio da reflexão sobre seu potencial e a importância da educação para o desenvolvimento profissional. O Projeto Formação de Líderes, iniciativa patrocinada pela empresa, proporciona espaços para jovens desenvolverem suas habilidades de liderança, podendo assim impactar sua vida pessoal, profissional e sua ação na comunidade de maneira positiva. Mais de 350 jovens de 13 a 18 anos já se beneficiaram com o treinamento.

Em 2017, a 15º edição contou com 325 participantes, de março a dezembro. Após a conclusão, os jovens do Projeto planejam, organizam e realizam ações de impacto positivo na comunidade por meio do Líderes em Ação. Além disso, eles apoiam, como voluntários, outros projetos realizados pelo Formação de Líderes como o Congresso Juvenil, a Profituro e o Desafio Faça Acontecer, eventos que mobilizam mais de 1.000 jovens por ano, incentivando a reflexão sobre suas vidas, sua ação na comunidade e colaborando para ampliar sua visão de mundo e de futuro. Desde 2002, o Grupo Lwart também realiza atividades que promovem o voluntariado, com o objetivo de envolver os colaboradores e familiares em prol da comunidade. O Programa ValorizAção Social promove ações que beneficiam a comunidade de Lençóis Paulista e Macatuba, como, por exemplo, a Campanha do Agasalho, Brinquedo Amigo, Dia de Fazer o Bem, entre outras. A Campanha do Agasalho 2017 arrecadou quase 2 mil toneladas, entre doações de roupas de frio e calor, peças para cama (cobertores e outros) e banho, sapatos etc., que foram entregues às entidades nas cidades de Lençóis Paulista e Macatuba. Iniciativas Sociais e de Atenção à Saúde Para as iniciativas sociais e de atenção à Saúde, que englobam o FUMCAD, Condeca e Lei do Idoso, o Grupo Lwart destinou em 2017 aproximadamente R$ 500 mil. Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente O Grupo Lwart contribui para a formação e desenvolvimento de jovens por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) nas comunidades de Lençóis Paulista e Macatuba. O investimento foi direcionado a projetos sociais e culturais destinados aos jovens. Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) No final de 2017, Grupo Lwart apoiou o financiamento do projeto de “Construção da UTI Pediátrica do Hospital Amaral Carvalho e Aquisição de Equipamentos”, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).

Com previsão para o início de 2019, o projeto é uma iniciativa da Fundação Dr. Amaral Carvalho, entidade voltada à assistência da saúde e promoção do bem-estar, sendo a primeira entidade filantrópica de tratamento oncológico constituída no Estado de São Paulo. Em 2016, a instituição atingiu mais de um milhão de procedimentos, 14 mil internações, 16 mil cirurgias e 340 mil atendimentos. Desse total, 54,4 mil pacientes foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sua área de abrangência soma 486 municípios do Estado de São Paulo e 516 municípios de outros Estados. Lei do Idoso Buscando estimular a criação de projetos e ações sociais voltadas ao público da Terceira Idade (60+ anos), por meio da Lei do Idoso (Nº 12.213, de 20 de janeiro de 2010), o Grupo Lwart também direcionou recursos para o Fundo Municipal do Idoso (FMI), de Lençóis Paulista. Criado no último ano, o Fundo tem por objetivo mobilizar e gerir recursos suplementares para o financiamento de planos, programas, projetos, ações, atividades e serviços de interesse à população idosa no município. Raio-X - Balanço das ações realizadas em 2017: Projeto Escola - Projeto Próprio • 11 escolas atendidas • 384 alunos impactados Projeto Líderes • 2.201 pessoas impactadas • 17 ações • 50 jovens participantes • 68 instituições e empresas parceiras • 63 voluntários Programa de Voluntariado • 491 voluntários • 10.654 litros de leite arrecadados • 4.355 pessoas impactadas • 387 itens de higiene pessoal arrecadados

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::