Brasil, 16 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Neste sábado, bolo tributário pago pelos brasileiros somou R$ 300 bilhões, segundo Impostômetro/ACSP

A soma dos tributos pagos pelos brasileiros em 2018 atingiu a marca de R$ 300 bilhões neste sábado (10/2), às 9h10. É o que revela o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

No ano passado, o valor foi alcançado dois dias depois, em 12/2, o que significa que o painel já gira mais rapidamente neste início de 2018. “Neste ano, a economia está em ritmo mais acelerado e a taxa de inflação também será superior, impulsionando a arrecadação. É imprescindível que não haja aumento de impostos, uma vez que a tendência da arrecadação já aponta para um crescimento, devido a esses fatores”, analisa Marcel Solimeo, superintendente institucional da ACSP.

Para ele, com a arrecadação se fortalecendo, o governo ganha tempo para efetivar os ajustes fiscais indispensáveis para o equilíbrio das contas públicas.

Curiosidades

Com R$ 300 bilhões, daria, por exemplo, para comprar mais de 483,8 mil apartamentos de três quartos ou pagar 10 salários mínimos por mês durante cerca de 2,646 milhões de anos.

No portal www.impostometro.com.br, é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria. O painel foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::