Logo
Imprimir esta página

Cafeicultores do Cerrado Mineiro alcançam 1 milhão de sacas comercializadas com selo de Origem e Qualidade

A região foi pioneira entre as Indicações Geográficas de café com o reconhecimento da Indicação de Procedência, em 2005

Os produtores de café da Região do Cerrado Mineiro alcançaram, nesta segunda (25), uma marca histórica. No ano em que são celebrados os 50 anos do início da produção, os cafeicultores chegaram ao resultado de 1 milhão de sacas de café comercializadas com o selo da Denominação de Origem. A região é pioneira entre as Indicações Geográficas brasileiras, tendo sido a primeira região cafeeira reconhecida como Indicação de Procedência, no ano de 2005; e como Denominação de Origem, em 2013.

A marca foi alcançada com o embarque, feito pelo produtor Gláucio de Castro, de uma carga de café para o Japão. O selo de origem é uma ferramenta de proteção e promoção dos cafés da Região do Cerrado Mineiro. A localidade está situada no Noroeste do estado de Minas Gerais, com altitudes superiores a 800 metros, fator determinante para a produção de grãos que resultam em uma bebida de qualidade. A procura pelo reconhecimento de um “Café de Atitude” segue tendências mundiais. O mercado em crescimento e em transformação é influenciado diretamente por novos consumidores mais exigentes e conscientes. A Região do Cerrado Mineiro, por meio de novas maneiras de agir, produzir e fazer negócios, responde a essa demanda com o seu café diferenciado, com qualidade e rastreabilidade.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a conquista dos produtores mineiros mostra a importância do trabalho desenvolvido por diversos atores, como a Federação dos Cafeicultures do Cerrado, a Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro, cooperativas, gestores públicos, produtores e do próprio Sebrae, que há décadas se dedica à expansão dos produtos brasileiros reconhecidos como Indicações Geográficas.

A criação dos cafeeiros na região requer técnicas avançadas de cultivo, manejo e fertilização do solo. O plantio é a operação mais importante na formação da lavoura, sendo feitas com mudas de meio ano, com seis a oito meses de idade, com três a cinco pares de folhas, e cujo plantio pode ser efetuado em qualquer época do ano, mas preferencialmente no início do período chuvoso. Os cafeeiros são cultivados em áreas com altitude variando entre 800 e 1.300 metros, e o resultado é um café com identidade única e de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto