Logo
Imprimir esta página

State Grid Brazil alerta produtores e pilotos sobre riscos de acidentes com aeroagrícolas

Ação visa reduzir riscos de colisões das aeronaves e máquinas utilizadas na agricultura com as torres e linhas de transmissão

Para alertar pilotos e produtores agrícolas, a State Grid Brazil Holding iniciou um trabalho de conscientização com objetivo de reduzir os riscos das atividades de aeronaves e equipamentos agrícolas em áreas próximas às linhas de transmissão de energia. O Brasil possui a 2ª maior frota de aviões agrícolas do mundo, utilizados na aplicação de insumos e defensivos agrícolas em grandes plantações, como: soja, milho, trigo, algodão, arroz, lavouras florestais e cana-de-açúcar. Segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), é representativo o percentual de incidentes com aeroagrícolas resultantes de colisões com rede elétrica.

“Observamos que uma atuação mais próxima de pilotos e produtores agrícolas poderia reduzir os impactos para as duas atividades, tão essenciais para o desenvolvimento da economia regional e nacional. Assim, estamos buscando essa aproximação por meio de uma busca ativa e compartilhamento de informações e materiais que possam ampliar a prevenção a acidentes desse tipo. Essa iniciativa faz parte de um grande esforço da companhia para a garantia da segurança das pessoas e de seus ativos, preservando a vida e o suprimento energético ao Sistema Integrado Nacional de Energia Elétrica”, afirma Jorge Bauer, diretor de O&M da State Grid Brazil Holding.

Além dos aeroagrícolas, são direcionados esforços para busca ativa e comunicação direta com pilotos de helicópteros e operadores de drones e máquinas agrícolas, que também podem se envolver em acidentes pela colisão com linhas de transmissão de energia, as torres e, ainda com os cabos estais, que sustentam as torres. Além do risco à vida dos pilotos e operadores das máquinas e dos danos às aeronaves e equipamentos, esses acidentes podem gerar impacto à toda a população, que pode sofrer interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Para minimizar o risco de colisão, nas ações junto aos pilotos, operadores e produtores agrícolas, a State Grid Brazil vem reforçando algumas medidas essenciais, como:

- Certificar-se de que o piloto esteja física e mentalmente apto para voar;
- Realizar um reconhecimento aéreo antes de operar a baixa altitude, buscando possíveis obstáculos, inclusive cabos de energia e estais. O gerenciamento de risco da área é fundamental para observar os obstáculos e riscos que a área pode vir a oferecer;
- Reavaliar os riscos e presença de obstáculos sempre que houver mudança no plano de voo;
- Evitar distrações desnecessárias e retomar o foco sempre que estiver distraído, já que executar tarefas monótonas por muito tempo afeta a capacidade de manter-se atento;
- Procurar ativamente por fios e cabos estais.

Os acidentes aéreos com as linhas de transmissão de energia podem ser fatais, portanto a segurança deve ser sempre priorizada e qualquer emergência deve ser comunicada imediatamente às autoridades e empresas envolvidas. Para tanto, a State Grid Brazil conta com um canal de informações, monitoramento e resposta a emergências, que pode ser acionado pelo número 0800 942 0142 ou pelo e-mail .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto