Logo
Imprimir esta página

Nelore Tocantins promove prova de desempenho, com apoio da ACNB

A Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) promove uma Prova de Ganho em Peso (PGP) na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis (TO). Com início em 16 de julho deste ano, a prova se estende até 6 de maio de 2023, quando o desempenho dos animais participantes será analisado. No total, 20 criadores tocantinenses levaram 87 animais Nelore para participação na prova, que é uma iniciativa da entidade regional. Chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a iniciativa conta com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

“A ACNB, acima de tudo, existe para promover a raça e apoiar tudo que seja benéfico a ela. Como uma de nossas conveniadas, não poderíamos deixar de demonstrar nosso apoio incondicional às atividades que estão sendo e que serão promovidas ainda pela ACNT. Tocantins é um estado forte e possui grande potencial para evolução. Temos certeza de que essa prova colabora com esse avanço”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

A abertura oficial da prova contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes da ABCZ, de três centrais de coleta e comercialização de sêmen, além dos neloristas tocantinenses. O diretor da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) José Américo Vasconcelos ressaltou que o projeto tem a função de sustentar e verificar a utilidade da tecnologia. “Aqui estão participando os melhores criadores do Tocantins, comprovando que a genética de ponta evolui o plantel do gado. Isso nos mostra que já temos criadores habilitados a colaborar com a evolução da pecuária local.”

Os animais ficarão em um mesmo ambiente e receberão as mesmas condições de alimentação durante dez meses. Ao final, terão sua última pesagem, além da avaliação genômica e de carcaça para a identificação dos melhores do rebanho. “Só o peso dos animais é um indicativo vago da qualidade deles, porque podem ter composições de peso diferentes. Por isso, entra na composição o peso, a velocidade do ganho de peso, avaliação visual do animal, em que serão analisadas estrutura, precocidade, musculatura, umbigo, aprumo e características raciais e sexuais desses bovinos, além da mensuração da precocidade sexual”, explicou o técnico da ABCZ e diretor técnico da ACNT, José Ribeiro Martins Neto.

O presidente da ACNT, Alexandre Bispo, falou sobre a importância da prova para mostrar todo o potencial de entrega do que há de melhor na genética do nelore tocantinense. “Nós temos criadores extremamente profissionais que trabalham com o melhoramento genético há muitos anos. São neloristas com mais de 30 anos de seleção, o que dá consistência aos seus animais. Por isso nós temos uma expectativa muito grande de ter esse gado que participa da prova representando o estado do Tocantins no cenário nacional, nas diversas empresas de sêmen que estão presentes”, afirmou o presidente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto