Logo
Imprimir esta página

Projeto de irrigação diversifica fazenda e inspira produtores no RS

O agricultor Leandro Granella que há pouco mais de três anos investiu em pivôs, ampliou a produtividade de suas lavouras, passou a plantar novas culturas e agora aconselha e orienta seus pares sobre os ganhos e benefícios da ferramenta

A estiagem nas últimas safras tem gerado muita preocupação e prejuízos bilionários aos produtores, principalmente aos gaúchos, e as projeções futuras não são muito animadoras com a chegada do inverno. Segundo o mais recente levantamento das safras brasileiras 2021/2022, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa mostra mais uma vez uma quebra de safra de 41,2% devido à estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul na primavera e, de forma mais intensa, no verão. Assim, a produção de soja deve ser concluída na casa das 9,1 milhões de toneladas do grão. Resultado que deve ser 56,2% menor do que a safra recorde da temporada de 2020/21 de 20,8 milhões de toneladas.

Para não ficar refém das condições climáticas e tampouco colocar a sua produção em risco, o produtor e engenheiro agrônomo, Leandro Granella, de Getúlio Vargas, região Noroeste, distante cerca de 350 km da capital Porto Alegre, resolveu investir em um sistema de irrigação. “Nos últimos 30 anos passamos por muitas estiagens severas e veranicos, além disso muitos planos econômicos nos deixaram descapitalizados, era preciso buscar alternativas”, diz.

Há três anos, o agricultor que cultiva em torno de 310 hectares, entre soja, milho, feijão e trigo, instalou o seu primeiro pivô de 15 hectares. “Visitamos algumas propriedades onde já existia irrigação, e fomos amadurecendo a ideia. Tínhamos todos os elementos que precisávamos, um açude pronto e uma coxilha, o pivô dava volta e perdia muito pouco, a rede elétrica também passava bem pertinho. Quando a representação da Lindsay, com a marca Zimmatic chegou na região, foi a hora de arriscar”, lembrou o produtor.

Já com o equipamento em operação na safra de 2019/20, Granella obteve um bom resultado tanto no milho quanto no feijão. No ano seguinte, a safrinha foi excepcional, e segundo ele, despertou o interesse em investir em mais um pivô. Foi quando adquiriu um equipamento de 35 hectares. “Para esse segundo, por ser bem maior, tive que fazer um novo açude de dois hectares e puxei uma nova linha de transmissão para fazer uma subtração interna”, lembra.

Novos negócios

Com os novos investimentos na propriedade e um sistema de irrigação bem estruturado, o agricultor foi procurado por uma grande empresa do mercado para produzir semente de milho híbrido. “Foi o melhor negócio que eu fiz na minha vida, a minha produtividade de milho semente foi uma das melhores da região. O empreendimento rendeu 300 sacas por hectare de produto indústria, o que em ano de estiagem e preços altos, me rendeu uma receita líquida muito positiva”, comemorou.

Com o excelente resultado, o pivô adquirido por Granella se pagou no primeiro ano. Feliz com os resultados, o produtor já encomendou o terceiro equipamento que deve ser entregue e montado pela equipe da Lindsay nas próximas semanas. Após a conclusão, a área total irrigada somará 65 hectares. “Além da certeza da colheita, os pivôs foram decisivos na nossa capitalização de não ficar dependente de financiamentos bancários”, diz.

Outro fator importante apontado pelo agricultor foi a economia de energia e a facilidade da tecnologia do FieldNET, também da Lindsay, para gerenciamento remoto das lavouras. “Eu ligo, desligo os equipamentos pelo celular e ainda consigo programar o seu funcionamento principalmente à noite, no horário de menor custo da tarifa elétrica”, acrescenta.

Disseminando conhecimento

Com os resultados consolidados em sua fazenda, Granella também ajuda outros produtores, principalmente de sua região, prestando consultoria de assistência técnica. Inclusive ele foi um dos palestrantes em evento organizado pela SIA Representações de Equipamentos LTDA, de Erechim/RS, revenda especialista em projetos de irrigação por pivô central, distribuidora dos produtos Zimmatic e FieldNET by Lindsay, que reuniu diversos agricultores para troca de conhecimentos e informações.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo com outros três colegas, falaram sobre o potencial da irrigação na região. “Aconselhamos o pessoal, falamos das dificuldades que enfrentamos, principalmente a parte elétrica que tem que se programar com o tempo, pois, algumas empresas demoram para ligar a energia. Além disso, é preciso atenção com as licenças ambientais. São muitos detalhes que precisam de cautela para comprar e instalar um pivô e começar a ter ganhos de produtividade”, destaca Granella.

Segundo Marcos Vinicius de Quadros, sócio proprietário da SIA, o objetivo do evento foi cumprido, pois é preciso disseminar a importância da agricultura irrigada e seus benefícios. O encontro aconteceu no formato de mesa redonda, exclusiva para 50 clientes potenciais da revenda na região.

Além da palestra técnica do engenheiro agrônomo, Gabriel Guarda, especialista da Lindsay, mais quatros produtores contribuíram com perfis e experiência prática diferente com irrigação para dar todas as referências sobre etapas e momentos de irrigar. “Foi um encontro muito produtivo, organizado e idealizado por nós, demos um direcionamento aos convidados que era o nosso principal objetivo. Já fechamos um projeto para um produtor que foi convidado e aos poucos vamos disseminando a cultura da irrigação em toda nossa região”, finaliza Quadros.

Sobre - A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) - Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de 55 anos, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto