Logo
Imprimir esta página

O papel do videomonitoramento na indústria de celulose

Por Sergio Fukushima, Business Development Manager da Axis Communications

O Brasil é o maior produtor de fibra de celulose curta do mundo e um dos maiores produtores de papel. Apesar de fazer parte da vida de todos, a indústria fornece muito mais do que apenas folhas, a celulose é utilizada na indústria têxtil para fabricação de tecido; na construção civil, como isolamento elétrico; na fabricação de biocombustível, entre outros. Com o desafio de atender tantos mercados de maneira efetiva, a tecnologia de áudio e vídeo IP entrou de vez em todas as etapas do processo para evitar falhas que interrompam a operação, um contratempo que representa um prejuízo milionário, e manter a qualidade do produto.

Na prática, o sistema de videomonitoramento oferece benefícios que vão além da segurança. Com câmeras posicionadas estrategicamente e analíticos de vídeo inteligentes, é possível monitorar máquinas de papel e secadores de celulose para detectar quebras de folhas, defeitos e qualquer outro incidente significativo à distância. Com equipamentos visuais e térmicos (IR), nenhuma condição de iluminação é um impeditivo para acompanhar a operação em tempo real.

Outra preocupação da indústria é o risco de explosões. Ambientes empoeirados como serrarias ou áreas que contêm materiais inflamáveis, qualquer fagulha pode significar um acidente. Por esse motivo, existem regulamentos rigorosos em relação às instalações industriais e fabris que detalham diferentes zonas dentro das quais apenas determinados equipamentos são certificados para serem utilizados, incluindo câmeras de vigilância. De forma simples, as câmeras à prova de explosão são colocadas em um invólucro resistente, geralmente feito de aço inoxidável ou alumínio, que elimina o risco de que qualquer possível faísca cause um acidente.

Assim, as câmeras de vídeo em rede são muito mais do que imagens ao vivo. Com o uso crescente de aprendizado profundo, os equipamentos detectam padrões, tendências e irregularidades. Por exemplo, se os colaboradores estão usando as roupas de proteção apropriadas ou até na detecção de princípios de incêndio. As imagens podem ser aprimoradas com integração de outros sensores, como de calor e térmicos, para detectar a temperatura do maquinário e assinalar se estão variando fora dos limites seguros e, se for o caso, reduzir ou desligar a energia automaticamente.

Hoje, a Indústria de Papel e Celulose aponta para uma fase de intenso crescimento. Cada vez mais, o plástico está sendo substituído pela celulose, como uma alternativa mais sustentável para embalagens, com um menor tempo de decomposição no meio ambiente. Deste modo, aumentar a produtividade, reduzir riscos e prejuízos, não é apenas um interesse adicional, mas uma tarefa fundamental. A tecnologia está pronta para colaborar e a medida que cresce o papel da celulose em diferentes mercados, se intensifica a necessidade de soluções inteligentes de áudio e vídeo para otimizar todas as etapas do processo.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram

Sobre a Axis Communications

A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.

Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto