Logo
Imprimir esta página

Embrapa e Biotrop lançam publicação dedicada aos bioinsumos na cultura da soja

Livro aborda perspectivas essenciais sobre o uso dos produtos biológicos na sojicultura brasileira, pautado pela produção sustentável e o avanço da agricultura regenerativa

A soja ocupa cerca de 40 milhões de hectares no Brasil, e os agricultores, focados no aumento de produtividade, buscam constantemente instrumentos para serem mais eficientes a cada safra. Uma das ferramentas cada vez mais demandadas pelos sojicultores são os bioinsumos, com destaque para a adoção em larga escala da fixação biológica de nitrogênio, além do controle biológico de pragas e doenças.

Diante desse fato, e também devido à grande importância do tema para a economia, pautados pela produção sustentável e o avanço da agricultura regenerativa, a Embrapa editou, em parceria com a Biotrop - empresa brasileira de biológicos e naturais -, a publicação “Bioinsumos na Cultura da Soja”.

O livro foi idealizado como fonte de consulta para agricultores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e consultores. A edição compila conhecimentos técnicos sobre bioestimulantes, biorreguladores, agentes biológicos de controle, bioprotetores, biofertilizantes e inoculantes, bem como processos e tecnologias no contexto de produção sustentável.

De acordo com Juliano Cesar da Silva, gerente de assuntos regulatórios da Biotrop e editor da publicação, há diversos desafios para a adoção plena dos bioinsumos, o que é tratado em capítulo específico do livro. “Um dos pontos abordados é a prospecção e desenvolvimento de novos produtos biológicos para atender a demanda dos cultivos agrícolas. Além disso, também é ressaltada a importância da formulação, visando facilitar a utilização das soluções, além de proporcionar estabilidade de prateleira ajustada às realidades do campo. Ambos aspectos têm a atenção de indústrias como a Biotrop”, destaca.

Outro ponto importante é a tecnologia de aplicação do bioinsumo, que quando realizada de forma correta potencializa o sucesso do controle biológico. “Desta forma, os avanços em tecnologia de aplicação, bem como o desenvolvimento de novos equipamentos e adequações nas modalidades de aplicação devem ser fomentados”, pontuou Silva.

A compatibilidade é outro assunto que ganhou destaque. Considerando que em muitos casos os produtos são compostos por microrganismos vivos, estudos da relação entre diferentes tecnologias e formulações são necessários para a correta utilização, visando obter o máximo benefício do bioinsumo.

Bioinsumos nos sistemas produtivos

Para o profissional da Biotrop, o entendimento da importância da utilização dos bioinsumos no sistema produtivo da soja, ou seja, ao longo das safras, é fundamental. Essa compreensão faz com o agricultor entenda cada diferente ferramenta ao seu dispor para o manejo de pragas, doenças, nutrição de plantas, redução de estresses bióticos e abióticos, etc. Desta forma, o uso de agentes biológicos com sua especificidade de ação, aplicações nas diferentes culturas do sistema de produção, associadas à rotação delas, permite a redução dos fatores que comprometem o potencial produtivo da lavoura.

Sobre o livro

A publicação “Bioinsumos na Cultura da Soja”, dos editores Maurício Conrado Meyer (Embrapa Soja), Adeney de Freitas Bueno (Embrapa Soja), Sérgio Miguel Mazaro (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Juliano Cesar da Silva (Biotrop), conta com 538 páginas.

Foi estruturada em cinco temáticas: Cenário, desafio e inovações de bioinsumos na cultura da soja; Tecnologias de aplicação; Aplicações – rizosfera/saúde do solo; Aplicações – manejo de plantas daninhas e doenças; e Aplicações – manejo de pragas. O livro possui versões digital e impressa, de acesso aberto gratuito, e pode ser baixada no site biotrop.com.br.

Sobre - A Biotrop é uma empresa brasileira, fruto da visão e empreendedorismo de um seleto grupo de profissionais apaixonados pelo agronegócio. Atua com foco em pesquisa e desenvolvimento de soluções diferenciadas e inovadoras, com o objetivo de contribuir para uma agricultura mais sustentável, saudável e regenerativa. Com escritório em Vinhedo (SP) e fábrica em Curitiba (PR), a empresa leva ao mercado o que há de melhor no mundo em soluções biológicas e naturais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto