Logo
Imprimir esta página

Pesquisadores apontam estratégias nutricionais para os principais desafios da suinocultura no IPVS, no Rio de Janeiro

Pesquisadores apontam estratégias nutricionais para os principais desafios da suinocultura no IPVS, no Rio de Janeiro

Time global da Trouw Nutrition debate problemas atuais e apresenta resultados de pesquisas sobre os desafios da atividade

A produção de suínos enfrenta desafios, especialmente em relação à alta dos custos, e a nutrição é uma importante ferramenta para a busca do melhor retorno econômico na atividade. Esse é o foco da participação da Trouw Nutrition, líder global em nutrição animal, no Congresso IPVS (International Pig Veterinary Society), que acontece entre os dias 21 e 24 de junho no Riocentro, na capital do Rio Janeiro.

“Esse é um momento delicado para a suinocultura e toda informação técnica e científica contribui para apoiar os produtores a obter melhores resultados zootécnicos e financeiros com seus plantéis”, pontua Karolina Augusto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Trouw Nutrition.

Uma das pesquisas apresentadas no evento envolve o uso de aditivos alimentares para mitigar a presença de peste suína africana (PSA) na ração dos animais. Karolina destaca que os resultados são promissores em relação a dois aditivos desenvolvidos e já testados, que demonstraram a capacidade inativar o vírus em diferentes diluições.

Em relação aos leitões com baixo peso ao nascer, outro estudo mostra como a inclusão de suplemento lácteo na maternidade reduz a mortalidade, taxa de descarte e contribui para o bem-estar e ganho de peso, ajudando os animais a atingir todo o seu potencial genético.

“O estresse do período de desmame é sem dúvidas desafiador. A novidade é a pesquisa que avaliou o sistema de formulação de ração conhecida como Kinetio, tecnologia inovadora que ajuda a formular dietas com base na cinética de digestão. Assim, por exemplo, é possível manter o desempenho dos leitões sem depender de ingredientes proteicos de alto custo como o plasma. Os resultados indicam que a tecnologia de formulação pode ser usada para apoiar o desempenho e gerenciar os custos de alimentação”, explica a gerente da Trouw Nutrition.

A Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) tem sido há anos um grande problema para as granjas em muitas regiões do mundo, provocando consistente impacto econômico devido à alta taxa de transmissão. A Trouw Nutrition apresenta no IPVS estudo de pesquisadores que realizaram uma dupla intervenção para o controle da doença: aplicação da vacina viva de PRRS e implementação de um sistema de gerenciamento de lotes. “Os resultados demonstram que é possível estabilizar um surto da doença em uma granja com sistema de produção de ciclo completo. Foi constatado aumento da produtividade das porcas, maior taxa de sobrevivência dos leitões e ganho de peso médio diário”.

Em outro conteúdo científico preparado pela Trouw, foi avaliada a infecção precoce por Streptococcus suis e o estresse alimentar. Suínos – desafiados e não desafiados com a doença – foram estudados sob condições de estresse e sem estresse. Os pesquisadores apresentarão insights do modelo de desafio que revelou como o estresse e o comportamento alimentar interagem com o sorotipo.

“Esse é um evento científico com discussões de nível mundial e nosso time é tecnicamente preparado para discutir alternativas e reforçar que a nutrição baseada na ciência pode ajudar os suinocultores a atingir as desejadas metas de produção, apoiar a saúde animal e dar retorno econômico. Todas as fases da produção apresentam desafios. Esses estudos mostram que a aplicação estratégias nutricionais é uma ferramenta viável, preventiva e economicamente positiva”, reforça Karolina Augusto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto